As Palavras que eu nunca te direi!”.Opinião por Rui Marques

Dizer que “à mulher de césar não basta ser séria, é preciso parecer” é ligeiramente machista… Por isso, diria que todos devemos ser sérios e tudo fazer para parecer o que se é! Depois há os que parecem o que não são, como a mulher de César, o próprio César, Alexandre o Grande ou o Luís XIV!

Com o início de mais uma campanha autárquica deparamo-nos, para já e apenas, com foguetes, tiros de artilharia, tiros de zagalote, murros, pauladas, pontapés, “bocas” e atoardas… Normal, diria! Os candidatos vão-se posicionando…

A mim interessa-me mais aquilo que se propõem fazer “Os da Câmara”!…

A subida das faturas da água e saneamento parece-me irreversível! Só falta assumir e explicar o porquê de, por exemplo, os canenses (e não só) irem pagar uma infraestrutura (ETAR) de que não usufruem, somado ao fato de ser precisamente um dos problemas prementes de Canas de Senhorim. Enfim, o esgoto continuará a correr para a Ribeira da Pantanha, a rebentar as tampas de esgoto e a entrar em caves e garagens de cidadãos que pagam saneamento!… Já agora, controle-se a qualidade da água que nos sai das torneiras, vinda de uma rede mal dimensionada, velha e de fim de linha. Se é para a pagar ao preço da água engarrafada, que seja de qualidade, ou, pelo menos, de igual qualidade à dos cidadãos de todo o Concelho!

Os Bombeiros de Canas de Senhorim, juntamente com o Estado, estão disponíveis para a criação de uma segunda EIP (Equipa de intervenção Permanente) e os candidatos a Presidente do Município?

Quantas reabilitações terá de fazer o Cine-Teatro de Nelas para Canas de Senhorim ter uma Casa da Cultura, ou um Centro Cultural, ou um pavilhão multiusos?… Vá lá, umas tábuas em cima de uns bidons a servir de palco e bancos feitos com grades de cerveja?!

Quantas mais vezes vão reparar e alcatroar rua com duas vias em cada sentido, passeios, iluminação, separador central e, futuramente, ciclovia até que borrifem com alcatrão (só um cheirinho) as principais ruas de Canas?

Terão coragem de fazer mais alguma requalificação urbana em Nelas, mantendo a Rua do Paço ou o Rossio de baixo (só para dar dois exemplos) naquele estado deplorável?

Deve haver concursos para projetos no âmbito do PRR para um campo de relva artificial, requalificação de parques, jardins e luminárias, protocolos com as associações locais, IC12 e outras IC’s e IP’s… Enfim, coisas!

Mas não é tudo mau!…

Meio cemitério está feito, independentemente de não ser a melhor opção, nem a mais desejada pela maioria dos canenses, metade já está feito!

A ETAR da Ribeirinha também vai… Não vai é, de momento, servir para grande coisa! Depois de ligada à rede de saneamento, juntamente com um redimensionamento dessa mesma rede vai ficar TOP!…

A Rua (ou estrada?!?) da Boiça já falta pouco… Com mais curva ou menos curva, um projeto feito com uma lasca de tijolo e com a destreza de um homem a reunir vontades, temos Rua (ou estrada)!

Nestes tempos modernos onde a tecnologia consegue, a partir do lixo, novas matérias-primas, estranho o quase silêncio sobre a compra por parte de duas empresas, constituídas a poucos meses num escritório de advogados perto de si, das antigas instalações da CPFE!… As coisas boas são para se saber!

Bem sei, que muitos de nós quando votamos para os órgãos municipais, nos sentimos como um condenado à morte por decapitação: temos apenas o direito a escolher o carrasco que melhor afia a lâmina do machado! No entanto, de um já conhecemos o “corte”!

Falem-nos de coisas úteis: propostas, projetos, ideias por mais utópicas que sejam e não, simplesmente discutir quem a tem maior, sempre com a faca em punho pronta para cortar a do adversário!

@cingab2021

“Segue o teu destino…
Rega as tuas plantas;
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
de árvores alheias”

Fernando Pessoa