Iúri Leitão conquista duas medalhas de prata na Rússia

Iúri Leitão terminou ontem a sua participação na Taça das Nações de Pista em São Petersburgo, ao serviço da Seleção Nacional. Desempenho brilhante do nosso corredor que alcançou duas medalhas de prata, em Madison (dupla com João Matias) e Omnium.

Ao longo dos 4 dias de competição Iúri leitão esteve presente em quatro provas distintas. Começou a sua participação na prova de Perseguição Individual onde alcançou a 8a posição a 12,5 segundos do vencedor, o britânico Kyle Gordon.

Já no sábado, Iúri Leitão que fazia dupla com João Matias, tiveram um desempenho de grande qualidade nos 50 quilómetros do Madison. A dupla de Portugal manteve-se na luta pelo pódio, pontuando em vários sprints. À entrada do último terço da corrida, os portugueses arriscaram tentar ganhar os 20 pontos atribuídos às equipas que dobram o pelotão. O esforço de Iúri Leitão e João Matias foi bem sucedido e, com essa movimentação, Portugal ficou na luta pela medalha de ouro. No final a seleção russa levou a vitória com 7 pontos de vantagem para a dupla portuguesa que levaram assim para casa a medalha de prata.

No último dia de competição, Iúri Leitão esteve de novo em ação competindo no Ominium, esta que é uma prova composta pelas disciplinas de Scratch, Tempo Race, Eliminação e Corrida por Pontos. Iúri teve uma entrada muito forte no concurso, vencendo desde logo as duas primeiras provas de Scracth e Tempo Race. Com um 3o lugar na Eliminação ficou tudo em aberto para a Corrida por Pontos. Iúri Leitão defendeu-se bem, ganhou duas voltas ao pelotão e pontuou em quatro sprints. Com este desempenho desceu ao segundo lugar da geral, com 166 pontos alcançando assim mais uma medalha de prata.