Vencedores do XII Concurso “Os Melhores Vinhos do Dão” anunciados na Essência do Vinho

O Casa da Passarella Villa Oliveira Encruzado 2017 foi eleito o melhor vinho a concurso. No total foram distinguidos 44 vinhos da região.

A revelação dos vencedores do XII Concurso “Os Melhores Vinhos do Dão” aconteceu este sábado, dia 3 de julho, nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto, no âmbito da Essência do Vinho – Edição de Verão.

Com 160 vinhos DOP Dão inscritos, provenientes de 44 produtores da Região, a competição foi organizada pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão e presidida por Beatriz Machado, Mestre em Viticultura e Enologia pela Universidade da Califórnia em Davis. O painel de prova foi composto por trinta provadores, entre Enólogos das diversas Regiões Demarcadas, Sommeliers de prestigiados restaurantes, incluindo Estrelas Michelin, críticos de vinho da imprensa especializada e representantes de empresas ligadas à distribuição de vinhos.

Em prova cega, que decorreu no Solar do Vinho do Dão no passado dia 25 de junho, as amostras foram agrupadas nas seguintes categorias: vinhos brancos de lote, vinhos tintos de lote, vinhos varietais e espumantes. Em resultado, foram atribuídas 44 medalhas, distribuídas pelo Melhor Vinho a Concurso, quatro platinas, 28 medalhas de ouro e 11 de prata.

Nesta XII Edição, o Melhor Vinho a Concurso é o Casa da Passarella Villa Oliveira 2017, na categoria IV – Vinhos Varietais. As medalhas de platina foram atribuídas aos seguintes vinhos, em cada categoria: Casada Passarella Abanico Reserva Branco 2019, na categoria I – Vinhos Brancos de Lote; Adega de Penalva Reserva Tinto 2017, na categoria II – Vinhos Tintos de Lote, Ladeira da Santa Grande Reserva Touriga Nacional 2017, na categoria IV – Vinhos Varietais e Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado 2013, na categoria V – Vinhos Espumantes.

O Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Arlindo Cunha, refere a diversidade e experiência do painel de provadores, transversal ao mundo do vinho e salienta ainda que, mais uma vez, “os produtores apresentaram vinhos muito elegantes e equilibrados, de grande carácter, tal como tem acontecido em anos anteriores. Não posso deixar de referir que, ainda há poucos dias, num concurso internacional, o The International Wine Challenge com 595 vinhos Portugueses inscritos, os vencedores do melhor vinho branco e melhor vinho a concurso são DOP Dão, nomeadamente o Freire Lobo Vigno Encruzado 2017 e o Morgado de Silgueiros Touriga Nacional 2017. Os Vinhos da Região estão a expressar de forma significativa o terroir único do Dão”.

Consulte aqui a lista completa de vencedores.

Sobre a CVR do Dão:

A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão é a entidade que representa os interesses dos agentes económicos envolvidos na produção e comercialização dos vinhos (ou outros produtos vínicos) que possuem a Denominação de Origem Controlada (DOC) Dão. Compete a este organismo garantir a sua genuinidade e qualidade, pelo que os submete a uma rigorosa coordenação e controlo. Estas atividades abarcam todo o circuito de produção e comercialização dos vinhos, com presença exclusiva dos Agentes de Verificação Técnica do Organismo em todas as operações.

Simultaneamente, a CVR do Dão apresenta funções de certificação e autenticação dos vinhos, através da atribuição de Selos de Garantia, sendo responsável pela sua promoção.