Secretário de Estado entrega em Nelas equipamentos para fogo controlado

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, vai estar em Nelas na próxima segunda-feira, dia 05 de julho, para fazer a entrega de equipamentos aos Técnicos de Fogo Controlado dos 14 Municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, no âmbito do projeto Life Landscape Fire.
É já na próxima segunda-feira que se vai realizar a entrega aos Técnicos de Fogo Controlado dos 14 Municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, dos equipamentos de proteção individual e das ferramentas necessárias para a implementação das ações de fogo controlado, no âmbito do projeto “Life Landscape Fire”, numa cerimónia que será presidida pelo Sr. Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, Eng. João Catarino, e que terá lugar no Auditório do Edifício Multiusos, em Nelas.
O “LIFE Landscape Fire – Novas Metodologias para Prevenção de Incêndios Florestais” é um projeto aprovado pelo Programa Europeu LIFE e cuja entidade líder é a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, tem como objetivo o desenvolvimento de medidas, de grande escala, de prevenção contra os incêndios florestais, a conservação da biodiversidade, o aumento da resiliência florestal, a capacitação dos decisores relativamente aos benefícios da prevenção, bem como, a identificação de um conjunto de opções e medidas de adaptação local que irão permitir identificar e propor ações de redução da vulnerabilidade territorial atual e futura da região.
Este é um projeto inovador que permite implementar novas metodologias de prevenção dos incêndios florestais, nomeadamente através do uso do fogo controlado e da pastorícia.
O Fogo controlado é uma importante ferramenta da Silvicultura Preventiva, surge com relevante importância para a prevenção de incêndios, diminuindo a área percorrida anualmente por estes com a manutenção de cargas de combustíveis florestais abaixo de níveis críticos.