Proteo e Plásticos Dão (Nelas) entre as 9 empresas gazela da região de Viseu

Nove empresas do distrito de Viseu foram consideradas empresas gazela pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

A CCDRC divulgou o seu último estudo sobre a presença deste tipo de empresas na região Centro, caraterizadas por serem empresas jovens com menos de cinco anos de atividade e elevados ritmos de crescimento sustentados ao longo do tempo.

A região de Viseu Dão Lafões ocupa o quinto lugar do ranking das zonas com mais empresas gazela, de acordo com o estudo.

Pelo segundo ano consecutivo, o número de empresas gazela na região Centro ultrapassa a centena. Segundo a CCDRC, 2020 foi o ano com o maior número de empresas apuradas num total de 119, mais sete face a 2019. Estas empresas empregavam 4.011 pessoas e geraram um volume de negócios de 438,5 milhões de euros.

As indústrias transformadora e da construção representaram quase metade do total das empresas analisadas, com a indústria em 26 por cento e a construção em 22 por cento. Juntando o comércio, que representa 13 por cento, o total soma os 61 por cento.

Já 54 das empresas são exportadoras, gerando um valor total de 116,9 milhões de euros de exportações. Analisando a dimensão das empresas, as pequenas empresas representaram 83 por cento das companhias e as microempresas 10 por cento.

A presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, sublinhou o crescimento das empresas gazelas na zona Centro.

“Em 2012, existiam 47 empresas gazela e hoje temos 119. Estas empresas representam uma pequena percentagem do universo empresarial, mas cada uma delas tem uma grande importância nas dinâmicas de emprego e de riqueza, contribuindo fortemente para a inovação, atratividade e competitividade da região Centro”, disse em comunicado.

As empresas gazelas da região

Enametech, Lda. – Atividades de serviços administrativos e de apoio prestados às empresas -Viseu

Future Capacity, Lda. – Promoção imobiliária (desenvolvimento de projetos de edifícios) e construção de edifícios – Oliveira de Frades.

Jorge Morais & Ana Fradique, Lda. – Engenharia civil – Vila Nova de Paiva

Luzboa – Comercialização de Energia, Lda. – Eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio – Viseu

Plásticos Dão – Sacos Papel e de Plástico, Lda. – Fabricação de artigos de borracha e de matérias plásticas – Nelas

Proteo – Soluções Sustentáveis, Lda. – Reparação, manutenção e instalação de máquinas e equipamentos – Nelas

Steelgalva Construction, Lda. – Fabricação de produtos metálicos, exceto máquinas e equipamentos – Viseu

Terminstac – Instalações Técnicas Electromecânicas, Lda. – Atividades especializadas de construção – Viseu

Zurstar, Lda. – Transportes terrestres e transportes por oledutos ou gasodutos – Mangualde