Discussão sobre a gestão territorial em Oliveira do Hospital é promovida pelo FOHRUM

Pode o setor agrícola constituir uma oportunidade para fixar jovens no Interior do país? Como deve ser gerida a nossa floresta, após o incêndio de 15 de outubro de 2017? Pode conhecer as respostas a estas e mais questões no próximo sábado (26), pelas 18 horas, na conferência “Gestão Territorial: uma Alternativa à Desertificação Regional Atual?”, desenhada pelo FOHRUM, iniciativa criada por um grupo de jovens de Oliveira do Hospital.

Neste encontro digital vai participar Fernando Nogueira, especialista em Planeamento Estratégico Territorial e, entre outras funções, diretor do Mestrado em Planeamento Regional e Urbano, na Universidade de Aveiro. A ele junta-se Mariana Vaz Patto, a responsável pelo Departamento de Desenvolvimento de Produto em Portugal na Wolters Kluwer Financial Services e gerente, desde 2015, da António F. L. Vaz Patto, Lda.

É também convidado a participar nesta mesa virtual Tiago Oliveira, doutorado em Engenharia Florestal e Recursos Naturais e membro do Centro de Estudos Florestais da Universidade de Lisboa. Por fim, junta-se ainda Gonçalo Batista, mestre em Engenharia Agronómica pela Universidade de Évora e membro da direção da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

Nas palavras de Sofia Campos, coordenadora do vetor de Planeamento Territorial, Ordenamento Florestal e Agrícola, o objetivo principal da conferência resume-se a “discutir o planeamento territorial, agrícola e florestal, e perceber ainda de que forma estes três elementos podem ser fulcrais para alavancar o município”.

Durante as duas horas de conferência pretende-se falar sobre a sustentabilidade na agricultura e na floresta, na captação de jovens e nas oportunidades para o setor agrícola, na gestão florestal após o grande incêndio de 2017, discutir o ordenamento territorial e a mobilidade, entre muitos outros temas. Além disso, serão ainda levantadas questões relacionadas com o combate às alterações climáticas e o papel da agricultura no combate à desertificação.

O ciclo de conferências organizado pelo FOHRUM está quase no fim, sendo esta já a quarta e penúltima conferência. A conversa vai ter transmissão online e em direto, a partir das redes sociais do grupo (Facebook e Youtube). O público é também convidado a participar, tendo a oportunidade de enviar as suas questões no chat em direto, podendo juntar-se à discussão.