Volta ao Alentejo:Iúri Leitão vice líder

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua iniciou hoje a sua participação na 38a Volta ao Alentejo, com uma etapa maioritariamente plana, de 193,7 quilómetros, de Reguengos de Monsaraz até Beja.

A equipa partiu para esta etapa com um objetivo claro, o de levar Iúri leitão nas melhoras condições para que ele pudesse disputar o sprint final em Beja. A etapa foi marcada por uma fuga de 5 elementos, que esteve sempre controlada pelo pelotão, onde a margem nunca ultrapassou os 3 minutos.

A equipa ficou concentrada em levar Iúri Leitão e os restantes líderes bem colocados durante toda a etapa e foi já na fase final, com um sprint em perspetiva que aumentou a tensão no pelotão. A equipa fez um excelente trabalho de aproximação, onde Tiago Antunes levou Iúri Leitão até às últimas centenas de metros.

A cerca de 300 metros, Iúri Leitão apercebendo-se de uma hesitação dos pelotão, arrancou pelo lado direito com a meta em vista. Um sprint muito longo, mas onde o nosso ciclista seguiu sempre na dianteira até os últimos 25 metros, onde acabou por ser ultrapassado em cima do risco de meta pelo espanhol Juan José Lobato (Euskaltel- Euskadi).

Uma vez mais um sprint de grande nível de Iúri Leitão, que demonstrou que continua em grande nível de forma. Sabor agridoce no final desta primeira etapa, mas com a sensação que todos deram o seu melhor e que haverá mais oportunidades. Para já, um muito bom início de prova para toda a equipa.

Amanhã nova etapa muito longa, serão 195,5 quilómetros com partida em Almodôvar e chegada em Sines, com as últimas centenas de metros algo sinuosas.

Classificação Etapa
Reguengos de Monsaraz – Beja: 194,4 Kms
1.o Juan José Lobato (Euskaltel-Euskadi), 4h48m32s
2.o Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt
52.o Pedro Pinto (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt
60.o Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt 61.o Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt 64.o Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt 85.o Pedro Paulinho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 13s