Pedro Pinto audaz termina Campeonato Nacional às portas do Top-10

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua esteve presente no Campeonato Nacional de Fundo para a categoria de Sub23, prova onde contávamos apenas com a presença de Pedro Pinto, o nosso único Sub23 português.

Prova de 170,5 quilómetros que contou com uma volta inicial de cerca de 80 quilómetros e depois mais 4 voltas a um circuito de cerca de 20 quilómetros em Castelo Branco. Com cerca de 30 quilómetros percorridos, Pedro Pinto integrou uma fuga de 5 elementos, um grupo forte com alguns dos candidatos à vitória final, e onde Pedro Pinto esteve bem atento e conseguiu acompanhar o seu ritmo.

Este grupo rolou na frente da corrida durante largos quilómetros onde as diferenças situavam-se sempre perto dos dois minutos. Um grupo pequeno que fez com que Pedro Pinto tivesse acumulado algum desgaste, relembrando sempre que era o único elemento da nossa equipa em prova.

Conforme as voltas iam passando, o grupo da frente ia perdendo unidades e alguns ciclistas também encostavam vindos de trás. Já na última volta, Pedro Pinto já bastante desgastado não foi capaz de seguir no grupo da frente e viria a ser alcançado pelo pelotão, também ele com muito poucos elementos.

No final a vitória viria a sorrir a Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon) e Pedro Pinto viria no grupo principal na 11a posição. Uma das mostras da grande dureza desta prova foi que alinharam cerca de 90 corredores e apenas 18 ciclistas a terminaram. Foi uma grande prova de Pedro Pinto, que mesmo sabendo que não tinha colegas de equipa, não teve medo de arriscar e intrometeu-se nos grupos da frente da corrida, tendo seguido nela durante muitos quilómetros.

Amanhã corre-se o Campeonato Nacional de Fundo na categoria de Elites, uma prova de 192,2 quilómetros, onde contamos com a participação de 5 ciclistas, Pedro Paulinho, Rui Carvalho, Joaquim Silva, Gaspar Gonçalves e Iúri leitão.

Classificação Etapa
Castelo Branco – Castelo Branco: 170,5 Kms
1.o Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon), 4h12m35s 11.o Pedro Pinto (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 4m45s