ManifestaCÃO contra entrada de animais com trela no Parque Alzira Clúdio

No dia 5 de junho várias dezenas de pessoas acompanharam os seus animais de companhia para uma ação de protesto, denominada ManifestaCÃO, contra a proibição de circulação e permanência de animais com trela no Parque Alzira Cláudio, o parque urbano da vila de Carregal do Sal.

This slideshow requires JavaScript.

Esta iniciativa vem no seguimento de uma reivindicação dos cuidadores de animais domésticos e do Núcleo Concelhio de Carregal do Sal do Bloco de Esquerda que não tem sido atendida pelo Executivo Municipal liderado pelo Partido Socialista.

Nos cartazes que ali foram escritos em nome dos animais, pode ler-se: “Gostava de passear num sítio sem herbicidas!”, mensagem do Puto e do Bill; “Quero fazer amigos no parque” assinou o Eddie e outro participante escreveu “Se posso ir ao restaurante, porque não posso brincar no parque?”.

Os cartazes, que ficaram pendurados na grade do Parque, não duraram 24 horas para irem para o lixo. O Núcleo Concelhio já mostrou o seu desagrado:

Ontem protestamos de maneira pacífica. Os e as participantes, junto com os seus animais, realizaram cartazes com frases dos seus patudos. Não incomodamos o normal funcionamento do Parque e as entidades competentes foram avisadas que a iniciativa iria decorrer.

Os cartazes nem 24 horas duraram e hoje de manhã já estavam no lixo. Poderiam, muito bem, ter-nos avisado que nós iríamos retirar os cartazes sem problema nenhum.

Sabemos que incomodamos, mas são estas situações que nos tornam cada vez mais fortes.

Declarações do candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal, Hermínio Marques, que esteve presente na iniciativa:

“O centrão que tem governado este concelho ao longo dos anos, a palavra que mais gosta é o proibir”. Hermínio Marques disse que “é uma atitude persecutória, sem razão de ser, que deve ser rapidamente corrigida”, para o candidato “os animais devem poder entrar” tendo que haver consciência dos cuidadores para as boas práticas, devendo o município investir na sensibilização, em pedagogia para o comportamento dos animais e dos seus donos.

Declarações de Diego Garcia, deputado municipal do Bloco, que também esteve presente na iniciativa:

“É um resquício de políticas bolorentas que não nos interessam”. Diego Garcia, deputado municipal do Bloco de Esquerda, disse que o partido tem feito esta exigência desde a abertura do parque ao público, em 2018, tendo o presidente do município dito que levantava a proibição se o Bloco fosse recolher os dejetos dos animais.

Para Diego Garcia, este assunto não é o problema central do concelho, no entanto “é um resquício de políticas bolorentas que não nos interessam”, acrescentando que “concebem o concelho inclusivo e educador, que tenha um papel de educação ambiental e do ensino de boas práticas”.

Nota de Imprensa de Carregal Positivo (BE)