Aplicação de Herbicidas em Senhorim (Nelas) incumpre a lei

Denúncias desde 2018 dão conta do persistente incumprimento da lei na aplicação de herbicidas na zona de Senhorim, concelho de Nelas. Incuprimentos incluem aplicação de químicos junto a cursos de água, no jardim de infância e no parque infantil.

O relatório a que o Interior do Avesso teve acesso, que elenca diversas situações detetadas na zona de Nelas desde 2018, seguiu por e-mail para a Freguesia de Senhorim, para a GNR e para a Câmara Municipal de Nelas, reforçando denúncias já anteriormente feitas.

Em causa está o incumprimento do plasmado no Decreto-Lei 169/2019 de 29 de novembro, que “Altera a regulação das atividades de distribuição, venda e aplicação de produtos fitofarmacêuticos, transpondo a Diretiva (UE) n.º 2019/782 Decreto-Lei n.º 26/2013 de 11 de abril”.

Em concreto, a denúncia aponta situações que incluem:

  • Aplicação de herbicidas junto a cursos de água;12346Aplicação de herbicidas dentro dos limites de parques infantis e do Jardim de Infância de Senhorim;c1
  • Aplicação de herbicidas em condições meteorológicas proibidas por lei, como por exemplo vento forte;
  • Funcionários sem Equipamento de Proteção Individual adequados;
  • Pulverizador sem condições e a verter líquido pela estrada;
  • Aplicação de herbicidas durante as épocas de apanha da azeitona e de vindima.;
  • Aplicação de herbicidas sem editais de aviso.

Fonte: https://interiordoavesso.pt/denuncias/freguesia-de-senhorim-aplica-herbicidas-sem-cumprir-a-lei/?fbclid=IwAR2UPKoFQHNZwDeS1FWWzoCdUEqjE42DdQ1hFSFys9w76EBEDVhk597mvEM em 5 de junho de 2021.