O místico Palácio dos Condes da Anadia em Mangualde

Palácio dos Condes da Anadia (Mangualde)

Situado em Mangualde, a cerca de 20 quilómetros do centro da cidade de Viseu, o Palácio dos Condes de Anadia é um local mágico, preparado para ser (re)descoberto! O Palácio dos Condes de Anadia é um dos mais importantes exemplos da arquitectura senhorial setecentista. Trata-se de uma das casas mais importantes do país e com traços típicos da época da sua construção, no século XVIII.

Palácio dos Condes da Anadia
Palácio dos Condes da Anadia

Classificada como Imóvel de Interesse Público, o Palácio é obra da família Paes do Amaral, cujos antepassados foram Embaixadores de Portugal em Nápoles, durante o final do século XVIII e início do século XIX. Esta sumptuosa residência da Beira produz vinho do Dão através da marca “Casa Anadia” e, para além das suas vinhas, possui jardins, estufas e largos campos de sementeira, para além de uma extensa mata.

Palácio dos Condes da Anadia
Palácio dos Condes da Anadia

No seu interior, os visitantes podem apreciar um vasto e significativo conjunto de silhares de azulejo, um dos mais belos exemplos dessa época magistral da arte azulejar em Portugal. Pode encontrar-se, ainda, uma colecção de mobiliário, pinturas e gravuras, entre as quais ganha especial interesse a mesa da Sala Nobre, com tampo de embutidos marmóreos, executada por Leoni em 1673, e o mobiliário da Sala de Música, com chinoiseries.

Palácio dos Condes da Anadia
Palácio dos Condes da Anadia

Pelo Palácio, pernoitaram várias figuras históricas: o Rei D. Luís I, que o visitou em 1882, pela altura da inauguração do Caminho de Ferro da Beira Alta, e o Rei D. Carlos I, nos últimos anos do seu reinado. Anexa ao palácio, a capela de S. Bernardo, na face norte, vinda do século XVII, continua a conservar o seu retábulo primitivo com um S. Bernardo pintado por W. Machado, que se manteve mesmo após as várias alterações ocorridas ao longo dos séculos.

In: Vortex Magazine