Casa Piano (Cabanas de Viriato): Ex libris das Beiras não só pelas enguias

A Casa Piano foi fundada em 1950 por José Augusto Martins, mais conhecido por “Piano”.Começou por ser um estabelecimento comercial,situado na Vila de Cabanas de Viriato,com as enguias a serem já a especialidade.

O restaurante teve continuidade com a sua filha, Maria Figueiredo Martins, também conhecida por “Quitas do Piano” e, mais tarde, em 1996, com o seu filho, José Antonio Martins Nunes, o conhecido “Tó do Piano”. “Abracei um novo projeto,que passou pela ampliação do espaço e da ementa, desde a caldeirada ao ensopado de enguias, à lampreia,mantendo como prato principal as famosas enguias fritas”, conta ao nosso jornal o atual proprietário.

This slideshow requires JavaScript.

“Devido à situação pandémica que estamos a viver, fomos obrigados a encerrar o nosso restaurante,restando apenas o serviço de take-away”, explica Tó do Piano, mostrando a sua satisfação por “depois de cinco árduos meses, termos podido finalmente abrir portas e servir os nossos tão estimados clientes, que rapidamente nos voltaram a visitar”.

E um deles – nada melhor que ouvir os clientes -, foi Jorge Correia, um professor aposentado de Carregal do Sal, sobejamente conhecido pelos seus refinados gostos gastronómicos.

Fez ao nosso jornal este relato da sua recente visita à Casa Piano: 

“Devido à pandemia as idas aos restaurantes são diminutas e o take away não é fotogénico. Na segunda feira estive na Casa Piano a comer umas Enguias à Piano, únicas e inconfundíveis acompanhado com Encruzado Barricas da Quinta das Marias (excepcional), seguindo-se Carne de Vitela Estufada deliciosa acompanhada com Vinho da Casa Piano, que é um fantástico Vinho tinto Touriga Reserva da Quinta Sobral, de Santar com 14,5 graus. Tudo excelente e muito bem servido pelo senhor Vítor. Quem me serviu à mesa foi uma aluna estagiária da Escola Profissional de Tondela, com muito boa prestação de serviço. À saída o amigo Tó Piano faz a conta e nós prometemos voltar. Gosto de ir almoçar à Casa Piano e antes de sair mandei vir 1/2 Old Parr, velhinho”.

Nota:  O restaurante fecha apenas  à segunda-feira, depois das 15 horas, Telefone para contacto: 232691634 /967938077

José Miguel Silva com Jorge Correia e Tó do Piano