Oliveira do Hospital.Autarquia assinalou o Dia Mundial da Criança

O Município de Oliveira do Hospital distribuiu um kit de Jogos Tradicionais a cada turma do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH). A iniciativa decorreu esta terça-feira, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança.

O objetivo é reavivar memórias e homenagear as brincadeiras intemporais que atravessam gerações, como saltar à corda, o lançamento do pião, o jogo do arco, jogo do lencinho, entre outros, que desde sempre têm garantido muitas horas de saudável diversão ao ar livre.
A primeira entrega do dia, em jeito simbólico, decorreu junto dos alunos do 1.º CEB de Lagares da Beira pelas mãos do vice-presidente da autarquia, José Francisco Rolo, e da vereadora da Educação, Graça Silva; acompanhados por Artur Abreu, da direção do AEOH. Os responsáveis da autarquia reforçaram a importância desta oferta simbólica que garantirá muitas horas de diversão, interação e convívio entre os alunos da turma, ao mesmo tempo que perpetua o gosto pelos jogos tradicionais permitindo-lhes usufruir de atividades ao ar livre e livres das ligações wi-fi.
Em simultâneo, decorre também por estes dias a iniciativa “Sou do Tempo”, uma atividade intergeracional que está a ser desenvolvida pelo CLSD 4G de Oliveira do Hospital, e que leva alguns ‘avós’ até ao pré-escolar para ensinar os jogos do tempo em que eram crianças. Designada como “Jogos Tradicionais – Ensinar a Brincar” tem como principal objetivo explorar as brincadeiras tradicionais que possibilitam aos destinatários do projeto CLDS, os idosos, reviver a sua infância. Também com a parceria do Município de Oliveira do Hospital é entregue a cada sala do pré-escolar do AEOH um kit de jogos tradicionais.
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Criança, o Município de Oliveira do Hospital preparou um programa de atividades, que em virtude da pandemia se realizam em formato online, e que podem ser usufruídas até ao final do ano letivo.
As iniciativas podem ser acompanhadas no canal de YouTube do Município – através do link direto https://tinyurl.com/53wybeut
Assim, juntamente com as suas famílias, os mais novos podem assistir aos vários vídeos de leituras, contos, dramatização de fantoches (entre outros) dinamizados pelas Bibliotecas Públicas Municipais mas também por outras bibliotecas da CIM Região de Coimbra, no âmbito da colaboração intermunicipal. Destaque para o musical “Alice no País das Maravilhas” pela Companhia Rituais dell Arte, uma oferta do Município aos mais novos e as suas famílias. Encontram-se também disponíveis vídeos com propostas de atividades desportivas especialmente dirigidas ao pré-escolar e ao 1.º CEB, entre outros.