BE denuncia lixo da Praia Fluvial de Nagozela

A Praia Fluvial de Nagozela, junto ao rio Dão, é cada vez mais visitada por munícipes e turistas. É na verdade um local do nosso concelho que vale a pena visitar. 

Assim também o consideram as entidades responsáveis do nosso município, a Câmara Municipal e a União de Freguesias de Treixedo e Nagozela, já que o local está, e bem, devidamente identificado com uma sinalética adequada e com referências à praia e a acidentes geológicos com interesse turístico que se encontram naquele espaço.

No entanto, os caixotes do lixo que se encontram no local estão há semanas cheios de resíduos dando uma imagem de abandono e de pouco empenho pelo bem público por parte dos órgãos locais.

A Câmara Municipal de Santa Comba Dão partilha com a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) a responsabilidade pela recolha dos resíduos sólidos urbanos produzidos no seu território, tal como refere o site institucional da autarquia, sendo a empresa EcoBeirão responsável pelo seu tratamento.

Sabemos da dificuldade das empresas privadas, neste caso o serviço de recolha está concessionado à Ferrovial, de realizar serviços que não se traduzem num verdadeiro lucro monetário. A Praia encontra-se distante e possivelmente não faz parte dos percursos normais na recolha de lixo.

Assim sendo, é necessário que as entidades competentes encontrem uma rápida solução, nomeadamente a Câmara Municipal, a AMRPB e a União de Freguesias, este último como o órgão de mais proximidade.

O concelho de Santa Comba Dão precisa de espaços limpos e cuidados, que respeitem a natureza e tudo o que a envolve, num papel educador e sensibilizador para a sociedade. É assim que nós concebemos o nosso Município.

Bloco de Esquerda Santa Comba Dão