Nelas.Arrancaram as obras de requalificação do Mercado Municipal

Tiveram início ontem,1 de junho, as obras de requalificação do Mercado Municipal de Nelas, edifício do início do século XX e que ainda serviu de apoio ao Regimento de Cavalaria 7, aqui instalado em Nelas entre 1911 e 1928, e que durante décadas serviu como principal mercado abastecedor da população Nelense e não só.
Logo após a assinatura do auto de consignação, a empresa “Certificoimbra, Lda” deu de imediato início aos trabalhos que abrangerão os 720 m² de área coberta do edifício e ainda 600 m² do seu espaço envolvente, adequando todo o espaço às exigências da atualidade, potenciando-o para a realização de múltiplos eventos, incluindo um espaço de “co-working“, para além da função de mercado tradicional e melhorando a mobilidade e acessibilidade em redor do mesmo.
A duração das obras tem uma previsão de 10 meses, estando incluídas no financiamento referente à reabilitação urbana dos centros históricos (denominado PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana, Plano onde se incluem também as obras a iniciar em breve da requalificação da Av. João XXIII, em Nelas) do Centro2020/PT2020, com custo total elegível de 525 mil euros, com um fundo Feder de 85%.
Entretanto, o Mercadinho dos Produtos Agrícolas que ali funciona desde maio de 2020, passará a ter lugar no edifício da Federação dos Vitivinicultores a partir do próximo domingo, dia 6 junho, no mesmo horário entre as 8:00 horas e as 12:00 horas.
Estas obras no Mercado Municipal de Nelas, a par das que decorrem já na requalificação da aldeia termal das Caldas da Felgueira e da construção em curso do CAVES (Centro de Artes, do Vinho e do Espaço de Santar, também conhecido por Museu do Vinho), e também o projeto de requalificação do CEVD – Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, como centro de inovação e investigação da região do Dão, constituem projetos que não podem deixar de encher de alegria e orgulho todos os Munícipes, que há tantos anos almejavam que tal acontecesse.
Fonte: Câmara Municipal de Nelas