Açude da Ribeira vai ser requalificado e ter um passadiço

Este açude é merecidamente considerado como um dos mais bonitos de Portugal. Situa-se em Ervedal da Beira (Oliveira do Hospital), no curso do Rio Seia, que tem, à semelhança de outros rios e ribeiras da região, sofrido com descargas poluentes,oriundas de várias indústrias, num problema que continua a ser endémico.

This slideshow requires JavaScript.

A autarquia Oliveirense já anunciou um investimento de 275 mil euros, com as obras a arrancarem ainda neste mês de junho e irão incluir a construção de um parque de estacionamento e de um passadiço metálico.

O Visconde de Ervedal da Beira, Sebastião Dargent de Albuquerque, proprietário dos terrenos envolventes,já chegou a um acordo com a edilidade, para a cedência do espaço necessário. O proprietário exige como contrapartida que a autarquia garanta a existência e conservação do Açude. Solicita ainda que a ponte, que servirá também de observatório, tenha o nome de algum dos familiares do Visconde de Ervedal da Beira, um título nobiliárquico atribuído pelo rei D. Carlos I.

Estivemos no local, a comprovar uma beleza única, num espaço que pode ser mais uma grande atração turística para o concelho Oliveirense,que lembramos está a apostar decisivamente no turismo, atraindo investimentos de excelência, como dois hotéis cinco estrelas (em Caldas de São Paulo e Fiais da Beira). Tem também algumas das praias fluviais mais bonitas e bem estruturadas de Portugal, com um Rio Alva que é dos mais despoluídos da Europa.

Texto e Fotos: José Miguel Silva (DIRETOR)