Matos Fernandes: “Das 127 habitações,98 estão recuperadas”

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, e o Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, inauguraram hoje,24 de maio, na Urgeiriça, o projeto de remediação ambiental da zona industrial da antiga área mineira.
Tendo como anfitrião o autarca de Nelas, Borges da Silva, a obra, que  arrancou em 2005, fez parte do vetor “Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos”, representando um investimento total de 13 milhões de euros. Foi executada pela E.D.M. – Empresa de Desenvolvimento Mineiro.
“É um conjunto de obras executadas a pensar nas pessoas que aqui vivem hoje e merecem ter a saúde que teriam em qualquer outro sítio”, enfatizou o responsável governamental pela área do ambiente.
Matos Fernandes, sustentou que este projeto é “fundamental para projetar o futuro deste território, dado que depois da descontaminação é um espaço aprazível que pode ser visitado”. Sobre a recuperação das habitações, fez saber, que “são 127 e 98 já estão recuperadas”.
Borges da Silva, enalteceu a obra, dizendo que “honra a memória dos que aqui viveram, trabalharam e também aqui padeceram”.
José Miguel Silva