Covid-19.Região de Lisboa é a que mais preocupa

Região de Lisboa está com o Rt em 1,1o. Ou seja, em cada 100 mil habitantes, há o risco de serem infetados 110 mil. Este é o risco de transmissão mais alto de Portugal Continental, neste momento.

O indicador foi avançado pela Direção Geral da Saúde, que confirma um crescimento lento e sustentado na capital “superior ao resto do país”.

Com a maioria dos idosos vacinados e menos pressão sobre os hospitais preocupados com a recuperação da resposta a doentes não covid-19, a monitorização da epidemia segue o seu caminho, com a preocupação de manter as cadeias de transmissão controladas e evitar que o país saia de corredores turísticos. O índice de transmissão (RT) regressa a níveis acima de 1 e há outro indicador que se vem salientando: ao contrário do que acontecia até aqui, os diagnósticos têm estado a aumentar em particular na região de Lisboa, que ultrapassou o Norte em novos casos.

A DGS revelou ao jornal i, que a maior preocupação é agora a capital do país: “A incidência cumulativa a 14 dias por cem mil habitantes no concelho de Lisboa tem observado um crescimento lento e sustentado nas últimas duas semanas, sendo superior à da região de LVT e do país”.

José Miguel Silva

DIRETOR

20 de maio