Dão promove conferência internacional sobre sustentabilidade

“Vine & Wine Sustainability” é o mote da conferência da 11ª edição do Dão Primores – Colheita 2020, que irá reunir vários especialistas, nacionais e estrangeiros.

 Este ano o Dão Primores, evento organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão) em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), decorrerá num novo formato. Assim, no dia 21 de maio, o Instituto Politécnico de Viseu será o palco da conferência “Vine & Wine Sustainability”, o mais completo seminário sobre sustentabilidade no setor do vinho, organizado no âmbito das Dão Innovation Sessions.

Este encontro – que conta com o apoio de The Porto Protocol – reúne alguns dos maiores especialistas nacionais e estrangeiros em torno de um dos temas mais atuais e urgentes, a sustentabilidade da Vinha e do Vinho analisando casos, perspetivas e possibilidades.

Entre outros, estarão programas de sustentabilidade tidos como de referência, nomeadamente a Equalitas de Itália e “Sustainable Winegrowing” da Nova Zelândia, a visão do “trade” e dos consumidores nos diferentes mercados, o monopólio Norueguês, num painel internacional moderado por Nick Breeze, jornalista especializado em clima e cofundador da “Cambridge Climate Lecture Series”, além de painéis sobre o caso português: o programa implementado no Alentejo e as práticas implementadas por produtores e cooperativas. Contamos também com a visão do Instituto da Vinha e do Vinho e da ViniPortugal.

O encerramento da conferência estará a cargo de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial.

“Com o contexto atual que vivemos, devido à pandemia, tivemos que alterar o formato do evento e pareceu-nos, mais do que nunca, pertinente discutir a sustentabilidade no setor vínico na medida em que iniciamos o nosso próprio programa de sustentabilidade, em parceria com as CVR´s que integram a Região Centro. Para isso teremos vários especialistas, tanto nacionais como estrangeiros, que abordarão temas relevantes”, explica Arlindo Cunha, Presidente da CVR Dão.

A par da conferência, e tal como aconteceu em edições anteriores do Dão Primores, serão entregues os prémios “Os Melhores Vinhos do Dão no Produtor”, além da atribuição do diploma “O Grande Vinho do Dão – IPV”.

A conferência será transmitida online nas redes sociais e no Youtube dos Vinhos do Dão.

Nota de Imprensa