Canas de Senhorim: Germina um Movimento independente rumo às Autárquicas

Este fim de semana, muitos Canenses decidiram iniciar, recorrendo à poderosa ferramenta chamada IMAGEM, a promoção, lançamento da semente, de um Movimento independente, que poderá, entre outras intervenções cívicas, ser a base de uma candidatura à junta de freguesia de Canas de Senhorim, nas próximas autárquicas.

Surpreendeu muitos, ou talvez não. Figuras de várias quadrantes da sociedade Canense, decidiram desde ontem, 8 de maio, publicar nas suas páginas nas redes sociais a sua fotografia, com camisa branca. Simplesmente isto. Mudar a foto de perfil no Facebook, para uma pose, digamos que mais institucional, e todos com a referida indumentária branca. A cor da paz, portanto, a chancelar uma eventual candidatura autárquica, que muitos dos seus amigos e seguidores não deixaram de comentar, exultando a mesma.

Encontramos desde empresários do setor da restauração, a músicos, engenheiros, bombeiros, aposentados da banca, figuras proeminentes do Movimento pela Restauração do Concelho de Canas, de todas as idades, profissões e com grande intervenção cívica, na cultura, no desporto, no associativismo. Têm grande visibilidade, mas não são mediáticos através da política. Se há, para já, um elo que os une, é que vêm da sociedade civil, sem passado político, pelo menos na larga maioria dos casos. Se se vier a concretizar esta candidatura, é para muitos já considerada uma  lufada de ar fresco. Um destes Canenses, por nós contactado, apenas nos referiu serem “independentes” e estar para “breve” o anúncio do Movimento e dos seus membros. Esperamos assim, em breve, ter novidades.

José Miguel Silva

CONTEÚDO com opinião