O Baloiço “Maria Gomes” alusivo ao vinho

Em plena região vitivinícola da Bairrada, no alto de uma colina, foi projetado e executado, no final de 2020, um novo baloiço panorâmico. O “Maria Gomes” está encostado a um moinho, numa localização idílica, e tem com um banco em forma de barrica, em homenagem ao néctar dos Deuses. A paisagem altaneira,  sobre vinhas sumptuososas, tendo como pano de fundo a  Serra do Bussaco e Caramulo, é ímpar.

É em São Lourenço do Bairro, concelho de Anadia, que duas empreendedoras (Patrícia Oliveira e Margarete Varanda), levaram a cabo este esplendoroso Baloiço: Deus Sonha, o Homem quer, a Obra nasce.

Acrescentaram muita beleza, a uma região já privilegiada.

De um lado, as colinas de São Lourenço do Bairro e Paredes do Bairro com destaque para a Quinta do Encontro e Campo Largo; do outro, as vinhas de Óis do Bairro e Outeiro de Baixo com destaque para a Serra do Bussaco e Caramulo.

O nome, Maria Gomes, tem a ver com a região. É a denominação de uma das castas mais representativas do património genético da Bairrada.  Em bom rigor, a casta Maria Gomes não é mais nem menos que a Fernão Pires, uma das castas brancas mais populares em Portugal.

Imagens: Site NIT