CIM Viseu Dão Lafões dinamiza Programa de Capacitação “Enoturismo no Dão – Qualificar a Oferta”

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai dar início ao Programa de Capacitação “Enoturismo no Dão – Qualificar a Oferta”.

Desenvolvida em estreita parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão), esta ação de capacitação tem como objetivo agregar valor acrescentado à Rota dos Vinhos do Dão, por via da qualificação da sua oferta de serviços de enoturismo.

Com arranque agendado para amanhã (dia 22 de abril), esta proposta de formação online, destinada a agentes económicos do setor, destaca-se pela sua forte componente de mentoria individual.

Assim, além das habituais ações de capacitação coletivas, será dada a oportunidade, a cada um dos participantes, de agendar reuniões de trabalho individuais com mentores que integram a “Bolsa de Mentoria” deste programa. Este apoio, mais focado e de proximidade, permitirá identificar e dar uma resposta adequada às necessidades específicas de cada um dos produtores.

Com esta ação, a CIM Viseu Dão Lafões e a CVR Dão, procuram conferir ao setor vitivinícola um novo dinamismo, capaz de contribuir, de forma sustentada, para o crescimento e diferenciação da oferta regional de serviços relacionados com enoturismo, valorizando, enquanto proposta de excelência, um dos mais importantes ativos do território, o vinho do Dão.

Desenvolvido no âmbito do Programa Valorizar, o projeto “Enoturismo na Região Demarcada dos Vinhos do Dão” prevê a dinamização da Rota dos Vinhos do Dão, com propostas diferenciadoras, tirando partido de outras iniciativas com potencial turístico já em curso no território, nomeadamente ao nível da gastronomia, da ativação do património histórico, das tradições culturais e da vertente natureza, com particular incidência no inegável valor histórico e patrimonial vitivinícola existente na região do Dão.

Recorde-se que este projeto conta com uma dotação financeira de 300 mil euros, envolve os 14 municípios da CIM, tendo, ainda, como parceiros a Associação de Hotelaria e Restauração (AHRESP), o Turismo Centro de Portugal e a Viseu Marca.

De acordo com o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “É por todos reconhecido que o Dão e a sua Região Demarcada conferem ao território de Viseu Dão Lafões um potencial ímpar. É todo este potencial, na sua dimensão enoturistica, que, através deste projeto, a CIM e os seus parceiros, estão empenhados em dinamizar, enquanto fator de atratividade e desenvolvimento do nosso território”.