Autarquia de Nelas assinala em Santar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, comemorado hoje com a apresentação de um Painel Explicativo sobre o Pórtico da Quinta do Casal Bom em Santar.
O Serviço de Património Cultural do Município de Nelas em colaboração com a Junta de Freguesia de Santar/ Moreira e a Globalwines, apresentam hoje o resultado de uma ação de requalificação e posterior estudo iniciado em 27 de Setembro de 2020, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.
Esta entrada da Quinta do Casal Bom, atualmente propriedade da Globalwines, sita na Avenida Viscondessa de Taveiro, foi construída em alvenaria aparelhada e encimada por um lintel, denota semelhanças evidentes em termos de arquitetura em comparação com o da entrada do Paço dos Cunhas mandado construir em 1609.
Esta ação de valorização consistiu numa limpeza manual da fachada da entrada da Quinta do Casal Bom, incidindo mais sobre o lintel que encima a entrada de forma a tentar-se transcrever os ténues caracteres existentes.
A leitura que se conseguiu fazer foi a seguinte:
ESTA : CERQVA MĀODOV EĀZER . HOSNORDŌ P. O DA CV
AN 16∆07: NHA
A interpretação da inscrição proposta pelo Serviço de Património Cultura do Município de Nelas é a seguinte:
«ESTA CERCA MANDOU FAZER O SENHOR DOM PEDRO DA CUNHA. ANO 1607».
Revela-se desta forma uma data importante até agora inédita permitindo abrir mais uma página para a história da Vila de Santar e do Concelho de Nelas.