ADICES apoia investimentos superiores a 1 milhão de euros em “Renovação das Aldeias”

A ADICES – Associação de Desenvolvimento Local apoia o investimento de projetos de recuperação e valorização do património local nos concelhos do seu território. Os projetos foram aprovados no âmbito na medida “Renovação de aldeias”, cujo investimento total é de 1.276.136,82 €, sendo a comparticipação de 884.544,12€.

No total dos avisos abertos pela ADICES a esta medida, foram 9 os projetos aprovados, integrados nos concelhos de Águeda, Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela. Os beneficiários dos projetos são maioritariamente os municípios e freguesias. Os projetos ora em execução compreendem a refuncionalização, requalificação e valorização do património local de lagares de azeite e fontanários; a recuperação e preservação de antigas escolas primárias, para recuperação das artes, ofícios e gastronomia local; bem como a criação de Centros Interpretativos e Núcleos Museológicos, a par da fruição ambiental e paisagística.

A medida “Renovação de Aldeias”, enquadrada no DLBC/Rural PDR 2020, visa promover a preservação e contribuir para a dinamização do território rural, apoiando obras de recuperação e beneficiação de interesse coletivo, sinalética de itinerários paisagísticos, ambientais, bem como a elaboração e divulgação de material informativo referente ao património alvo de intervenção.

Um dos pressupostos da estratégia de desenvolvimento local (EDL) da ADICES, assenta na promoção, preservação, conservação e valorização do património e dos seus recursos naturais e culturais, enquanto promotores do reforço da identidade local, sendo que o desenvolvimento destes projetos representa um importante fator para a afirmação turística, social e económica do nosso território.