OPINIÃO POLÍTICA: Esperamos surpresas em Carregal do Sal

O desenho político neste momento no município Carregalense.

Luís Fidalgo (PSD) e Paulo Catalino (PS), disputam presidência da Câmara.

Bloco de Esquerda (BE), com Hermínio Marques, e Iniciativa Liberal (IL), que pondera avançar com um ex Vice de Atílio Nunes, poderão vir a ter peso eleitoral, com candidatos prestigiados no Concelho.

Surpreendeu (ou talvez nem tanto), mas o certo é que o atual presidente da Câmara de Carregal do Sal e da CIM Viseu Dão Lafões, Rogério Abrantes, perdeu para o médico Paulo Catalino a possibilidade de se recandidatar a um terceiro e último mandato, como era seu desejo (embora tenha repetido, em várias Assembleias Municipais, que não o pretendia fazer). E isto quando as diretivas nacionais do PS são claras no sentido de reconduzir a recandidatura dos atuais Autarcas, salvo casos excepcionais. São sempre as sondagens internas que ditam as escolhas. Terão sido claramente mais favoráveis ao também presidente da Concelhia. Ou seja, na nossa opinião, e a concretizar-se tudo isto, Rogério Abrantes sai da política local pela porta pequena! Mas pode não sair. Em jeito de sátira, ou talvez não, até já o vimos, nas redes sociais, associado a uma candidatura do CHEGA ! Lembramos que Abrantes é militante do PSD, ao que sabemos com quotas em dia, e como avançámos chegou a ser hipótese no seu partido de sempre.

Assim, prevemos uma disputa muito interessante no concelho Carregalense, com a divisão interna dos socialistas. Pelo PSD, vai avançar o advogado Luís Fidalgo, que terá com cabeça de lista à Assembleia Municipal, o médico Vasco Jorge Almeida. Ambos foram Vice Presidentes da Câmara, nos mandatos do histórico Atílio Nunes, e o partido está unido em torno destes dois nomes.

Paulo Catalino estreia-se nestas lides, é natural de Tabuaço, mas está envolvido em várias instituições do Concelho, desde logo no Centro de Sáude, do qual é o atual Coordenador. Também é presidente do Clube de Futebol. Luís Fidalgo  é natural de Cabanas de Viriato. Destes dois candidatos deverá sair, se o “normal” acontecer, o novo presidente da Câmara.

Um médico e um advogado já conhecidos como candidatos à presidência da Câmara. Hermínio Marques, um professor, natural de Carregal do Sal,  diretor do Agrupamento de Escolas do Concelho, durante vários anos, vai encabeçar a lista do BE, faltando apenas a confirmação oficial. Saúde, Justiça e Educação. De alguma forma, estarão também em jogo. E de todas, a sociedade precisa e muito. Mas também se perfila um empresário …

Isto porque, os partidos emergentes, mais jovens, podem aparecer. Sabemos que a IL poderá ir a votos, sendo Telmo Lopes um possível candidato à presidência da Câmara. Lembramos que este empresário Carregalense, foi Vereador e Vice presidente da Câmara, no último mandato de Atílio Nunes, pelo PSD. Telmo Lopes tem expressão e interesses em vários concelhos no Centro de Portugal, em áreas tão diversas como consultoria, contabilidade, trabalho colaborativo e formação profissional.

CDS e Chega são ainda uma incógnita, mas, no caso do partido de André Ventura, este já sinalizou que irá apresentar candidaturas em todos os 308 concelhos do país. O CDS costuma apresentar listas nas autárquicas em Carregal do Sal.

José Miguel Silva

DIRETOR