Município de Nelas prepara-se para receber grandes investimentos

É urgente requalificar e modernizar as infraestruturas do município de Nelas de modo a conseguir reter a população e, até quem sabe conseguir cativar a que novas empresas e negócios se fixem na região.

Os centros de saúde de Nelas e de Canas de Senhorim, assim como, as escolas secundárias destas localidades remontam às décadas de 70 e 80 do século XX e necessitam de uma modernização urgente.

Felizmente, notícias recentes indicam que o município vai receber um investimento de 10 a 11 milhões de euros numa verdadeira oportunidade histórica para modernizar as principais infraestruturas relacionadas à saúde e educação da região.

Cerca de 24% da população do conselho de Nelas tem mais de 65 anos o que mostra que o conselho tem, por um lado, de criar atividades e locais que promovam a saúde e bem-estar desta faixa etária, e, por outro lado, precisa de tornar o município apelativo para que faixas etárias mais jovens se fixem na região.

Um dos fatores que mais pesam na decisão de mudar de cidade são precisamente as infraestruturas ligadas à saúde e educação, o que leva a querer que estes investimentos serão uma mais-valia na captação de novos residentes, no entanto, as condições de trabalho são igualmente fundamentais e a região necessita de atributos que cativem novas formas de investimento por parte de empresários.

Outra boa notícia para o município de Nelas é o projeto de obras de modernização da linha da Beira Alta que visa a melhorar as infraestruturas ferroviárias, assim como, o alargamento e modernização das estações e a construção de uma nova ponte na saída de Nelas para Seia.

Este projeto será igualmente essencial para promover o desenvolvimento da região, dado que o município terá uma localização central no principal corredor ferroviário do país o que provavelmente será um bom indicador para investidores que desejem investir na região.

Existem metas a cumprir até 2030

Portugal tem metas a cumprir até 2030 no setor dos transportes para que haja uma efetiva redução da emissão de gases com efeito de estufa.

A maioria dos setores caminha para uma diminuição dos combustíveis fósseis e aumento da procura de alternativas mais ecológicas e amigas do ambiente, nomeadamente a energia elétrica que é cada vez mais usada em diversos setores.

Na região de Nelas já é visível uma preocupação nesse sentido, ainda que um pouco tímida com o aparecimento de empresas ligadas à instalação de projetos energéticos como painéis solares, como a Diarcon que trabalha em parceria nas áreas das infraestruturas elétricas (SIGNUM) e certificação Energética (ENERQAI) e que sabe da importância da criação de uma sociedade de maior valor ambiental e social.

Mas, é preciso fazer mais caso a região queira cativar novos residentes e negócios relativamente à melhoria da rede elétrica e investimento em alternativas mais amigas do ambiente.

Uma das iniciativas que parece ser importante para modernizar a região é a aposta numa boa rede de carregamento de carros elétricos. Ainda que com um crescimento lento, a verdade é que Portugal teve um crescimento de cerca de 14% de carros elétricos em 2020 em comparação com o ano de 2019 e a tendência é que esta procura continue a crescer.

Mas não são apenas os veículos elétricos que ganham terreno e que obrigam a um maior investimento na rede elétrica. A mudança do modelo de trabalho, com uma maior utilização de equipamento eletrónico que obriga a grandes consumos de energia por parte das empresas, ou o aumento do teletrabalho exigem igualmente uma boa rede elétrica e velocidade de internet eficiente.

É igualmente interessante perceber que hoje em dia graças ao avanço do digital, regiões mais interiores têm mais armas para captar novos residentes e investimento já que conseguem oferecer qualidade de vida, um dia a dia mais ligado com a natureza e, ao mesmo tempo acesso a tudo o que se passa no mundo através de um bom acesso à internet.

Atualmente, sem sair de casa é possível assistir ao lançamento de um novo filme ou série através de uma plataforma de streaming, jogar seus jogos preferidos de casino em plataformas como a VegasSlotsOnline sem sair de casa, travar verdadeiras batalhas com outros jogadores nos inúmeros jogos multiplayer disponíveis online, ou até comunicar com os seus amigos em tempo real através de chamadas de vídeo, independentemente de onde eles se encontrarem.

Estas possibilidades que a era digital nos trouxe são ótimas ferramentas para municípios situados em regiões mais interiores como o município de Nelas utilizarem a par da modernização das suas infraestruturas principais para conseguirem captar novos investimentos trazendo assim uma maior rentabilização da região.