Projeto itinerante “Cultura no Dão” une Nelas, Mangualde e Penalva do Castelo

Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo uniram-se num esforço conjunto de ligar em rede os três Municípios no projeto “Cultura no Dão”, programa cultural itinerante com base no intercâmbio cultural em espaços ao ar livre de elevado valor patrimonial e cultural. O primeiro evento, intitulado “Amentar das Almas”, recupera uma tradição ancestral na época da Quaresma que, no próximo dia 27 de março às 21h30, se materializa e irá renascer online na memória das gentes de Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo. São estes os grandes protagonistas, com três coletividades, uma de cada concelho, a darem voz à tradição.

É já no próximo dia 27 de março, pelas 21h30 que em simultâneo os Municípios de Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo cumprem a tradição secular do “Amentar das Almas”, orações cantadas pela rua em louvor dos que já faleceram. A iniciativa, também conhecida por “Encomendação das Almas”, é uma produção e realização da responsabilidade do projeto “Cultura no Dão”.

O “Amentar das Almas” faz parte da cultura tradicional durante o período da Quaresma. Pretende preservar na memória coletiva as orações e os cantos noturnos entoados nos cruzamentos das ruas das aldeias e junto às alminhas ao longo de “sete paragens; sete semanas; sete Cânticos; sete apelos; sete orações; sete ais”.

Este verdadeiro movimento cultural levado a cabo pelos Municípios de Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo visa fomentar e incentivar a prática desta tradição para que esta não caia no esquecimento. Dados os atuais constrangimentos provocados pela crise epidemiológica, o “Amentar das Almas” será transmitido via digital no Facebook do Município de Mangualde, de Nelas e no Facebook da Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo.

Horários:

21H30 –Concelho de Mangualde – Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara

21H45 – Concelho de Nelas – Associação Filarmónica de Vilar Seco

22H00 – Concelho de Penalva do Castelo – Grupo de Cantares da Ínsua

Mais sobre “Cultura no Dão”

O programa “Cultura no Dão” pressupõe a itinerância e o intercâmbio cultural de eventos nos Municípios de Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo. Tem como intuito contribuir para apoiar os agentes culturais e estimular a dinâmica económica, bem como valorizar o património artístico-cultural da região, a sua identidade e comunidades, reforçando a atratividade do território e o incremento do seu valor turístico.

O programa é promovido pelos Municípios de Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo e cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.