Nelas.Autarquia investe na requalificação das Escolas Secundárias

A Câmara de Nelas tem garantida a requalificação e modernização quer da Escola Secundária de Nelas quer da Escola EB 2,3 e Secundária Dionísio Cunha, de Canas de Senhorim, ambas construídas nos anos 80 do século XX.
A Escola Secundária de Nelas terá um investimento de 4,1 milhões de euros, sendo o custo da obra de 3,2 milhões de euros e o investimento em mobiliário escolar, equipamento didático, informático e técnico de 900.000€, tendo os projetos de arquitetura e especialidades sido já realizados.
A Escola EB 2,3 e Secundária de Canas de Senhorim terá um investimento de 3,61 milhões de euros, sendo o custo da obra de 2,7 milhões de euros e o investimento em mobiliário escolar, equipamento didático, informático e técnico também de 900.000€, estando já em finalização os projetos de arquitetura e especialidades.
Ambos os projetos foram acompanhados pelas Direções dos Agrupamentos de Escolas de Nelas e de Canas de Senhorim e pela DGESTE (Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares).
O financiamento dos investimentos está garantido no PT 2020/Centro2020 da CCDRC, em 85%, encontrando-se um Aviso de Candidatura aberto para o efeito até 30 abril próximo, altura em que os projetos têm que estar aprovados em reunião de câmara.
A componente Nacional de 15% do valor do investimento será repartida em 7,5% a suportar pelo Ministério da Educação, com quem a Câmara de Nelas está já a negociar a celebração dos necessários protocolos, e os outros 7,5% serão encargo do orçamento municipal.
A Câmara lançará o concurso público para realização das obras previsivelmente até junho próximo e após decurso do procedimento e visto do Tribunal de Contas, a obra tem condições para arrancar ainda no corrente ano.
Como os municípios são obrigados a receber todas as competências na área da educação, em especial a gestão das escolas e toda a logística do seu funcionamento já a partir de abril de 2022, esta requalificação e modernização é essencial para salvaguardar, quer a sustentabilidade financeira da Câmara com os custos de uma infraestrutura nova muito inferiores a uma com mais de 40 anos de antiguidade, quer a qualidade do ensino e do exercício da docência.
Com estas intervenções ficarão criadas condições ótimas para os nossos alunos e suas famílias, no presente e no futuro, no horizonte dos próximos 40 anos.
Fonte: CM de Nelas