Câmara de Nelas moderniza Centros de Saúde. Investimento de 2,4 milhões

A Câmara de Nelas garantiu já junto da CCDRC e do Ministério da Saúde as verbas necessárias para a requalificação e modernização quer do Centro de Saúde de Nelas quer do Centro de Saúde de Canas de Senhorim, edifícios esses cuja construção remonta ao final dos anos 70 do século XX.
O Centro de Saúde de Nelas terá um investimento de mais de 1,9 milhões de euros, numa área superior a 2.000m², e o Centro de Saúde de Canas de Senhorim, com uma área de cerca de 500 m², terá um investimento estimado superior a 550.000€.

Os projetos de arquitetura e especialidades estão a ser realizados com o acompanhamento da ARS – Administração Regional de Saúde, de Coimbra, e terão que estar aprovados em reunião de câmara e candidatados num aviso de candidatura recentemente aberto no Centro 2020 do PT2020, até 30 abril próximo.
O financiamento de fundos comunitários será de 85%, procurando ainda a Câmara Municipal, junto do Ministério da Saúde, que o mesmo suporte pelo menos parte dessa comparticipação nacional.
Também na área da saúde o Município de Nelas receberá obrigatoriamente a transferência de competências que a partir de abril de 2022 o governo central decretou, conseguindo a Câmara Municipal desta forma que essa transferência se faça com instalações requalificadas e modernizadas, prevendo-se que as obras se iniciem até ao final do corrente ano, depois de realizado o necessário procedimento concursal e obtido o obrigatório visto do Tribunal de Contas.
Ficará o Concelho de Nelas, numa área tão essencial como a saúde, dotado de infraestruturas de excelência para as próximas décadas, infraestruturas essas que não deixarão de ser apetrechadas com os equipamentos e recursos humanos necessários, nomeadamente médicos, adaptados a uma boa prestação de cuidados de saúde.

CM de Nelas