Oliveira do Hospital.Gala do Desporto acontece no próximo sábado

No próximo sábado, o Município de Oliveira do Hospital promove mais uma edição da Gala do Desporto, evento anual que presta uma homenagem de reconhecimento ao trabalho dos agentes desportivos que, na época transata, contribuíram decisivamente para a projeção do desporto no concelho de Oliveira do Hospital.

Este ano, devido à pandemia da Covid-19, a Gala do Desporto assume diferentes contornos e será emitida nas plataformas online da autarquia, no próximo sábado, 6 de março, a partir das 21H00, bem como nos meios de comunicação social que se quiseram associar como parceiros desta divulgação. Também por isso, em 2021, o evento não será de reconhecimento nas categorias habituais mas sim, “um reconhecimento às boas práticas e à resiliência do associativismo desportivo do concelho, reforçando assim o seu importante papel social, cívico, cultural, formativo e desportivo”, como assinalou o vereador do Desporto, na apresentação da Gala do Desporto.

Na conferência de imprensa, realizada esta quinta-feira, Nuno Ribeiro sublinhou que ao longo das seis edições da Gala do Desporto foram distinguidos cerca de 150 agentes desportivos, uma prova “do ecletismo e excelência dos nossos agentes desportivos” num concelho onde o “desporto é importante para a vivência do território”. Este foi também o ano em que o Município foi distinguido com o galardão “Município Amigo do Desporto”, afirmou o vereador que entende ser justo “reconhecer a sensibilidade e perceção que o senhor Presidente da Câmara Municipal sempre demonstrou em relação à importância do desporto e à promoção de hábitos de vida saudáveis”.

Como disse o responsável pelo pelouro do Desporto, num ano particularmente difícil marcado pela suspensão, cancelamento e esvaziamento das competições desportivas e “não podendo atribuir as categorias de prémios habituais”, a edição 2021 da Gala do Desporto “para além da entrega dos Votos de Reconhecimento Municipal/Mérito Desportivo já atribuídos em reunião de Câmara, pretende reconhecer e premiar todos os clubes e associações, que de forma regular, desenvolvem e dinamizam a prática desportiva no concelho de Oliveira do Hospital”.

Assim, na emissão que poderemos assistir no próximo sábado – previamente gravada e enriquecida com momentos musicais e de humor – serão distinguidos os Clubes Federados, com desporto coletivo e individual; o Desporto INATEL; e o movimento associativo que mantém secções de desporto. Da emissão faz parte também a entrega das distinções a atletas que já haviam sido homenageados pelo executivo municipal com um voto de reconhecimento municipal e que receberam o galardão durante a conferência de imprensa de apresentação do evento. A saber: Fernando Vicente, campeão nacional de Clubes na prova de salto em comprimento com a camisola do GD Eirense; Miguel Stoffel, vencedor da Taça de Portugal em Trap 5 – Fed. Portuguesa de Tiro com Armas de Caça; Rafael Gomes, campeão Nacional de Clubes de Longa Distância e Campeão Nacional Individual de Média Distância; e José Carlos Pinto, campeão de Portugal em 800m Pista coberta no escalão seniores e campeão nacional de Clubes, 1.ª Divisão, prova de 800m pista ar livre.

Também o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino não deixou de lembrar o “conjunto de políticas que a Câmara Municipal introduziu, nomeadamente de desporto para todos”, nos últimos anos bem  como estes momentos de homenagem a todos os atletas “de elevado nível que o concelho possui” e que levam mais longe o nome de Oliveira do Hospital. O presidente da autarquia  frisou também que, durante a pandemia, a Câmara continuou a apoiar os clubes e associações, “mantendo os apoios que já tinha para que as pessoas não desmotivem e sintam que devem continuar o seu trabalho porque o concelho não seria o mesmo sem a sua forte componente desportiva”.

Município de Oliveira do Hospital, 4 de março de 2021