Neve corta estradas de acesso à Serra da Estrela

Instituto Português do Mar e Atmosfera colocou este sábado sob aviso laranja 13 dos 18 distritos

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da serra da Estrela foram este sábado encerradas devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.

Segundo a mesma fonte, o trânsito está proibido nos troços 11, que liga Piornos até ao cruzamento da Torre, 12, deste cruzamento até à Torre, e no troço 13, da Lagoa Comprida até ao cruzamento da Torre.

TREZE DOS 18 DISTRITOS DO CONTINENTE ESTÃO SOB AVISO LARANJA

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) colocou este sábado sob aviso laranja 13 dos 18 distritos, incluindo toda a costa do país, e a amarelo cinco distritos do interior devido ao mau tempo.

De acordo com o ‘site’ do instituto, os distritos do litoral, incluindo todo o Algarve, estão sob aviso laranja. Os avisos laranja devem-se sobretudo à precipitação, embora nos distritos mais a norte, Porto, Braga e Viana do Castelo, se devam também ao vento e à agitação marítima.

Já os distritos de Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Bragança estão sob aviso amarelo, assim como os arquipélagos da Madeira e dos Açores.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) tem sob alerta amarelo todos os 18 distritos. A situação de alerta amarelo vai manter-se depois até às 13:00 de domingo.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Lusa