“A TLX Robot é um exemplo claro do que pretendemos para o futuro”

ENTREVISTA com Tiago Fonseca, Diretor Comercial da PROTEO, sediada na Zona Industrial de Nelas.

Pode fazer-nos um breve historial da empresa, desde a sua fundação? 

Fundada em 2016, a PROTEO Soluções Sustentáveis Lda surge  mediante um aproveitamento de uma conhecida experiência profissional, com mais de 30 anos no setor industrial, mais especificamente na manutenção industrial. A PROTEO é uma empresa especializada e evidenciada na manutenção industrial por jato de água a alta pressão. Somos uma organização prestadora de serviços industriais, com uma vasta experiência na atividade de limpeza e manutenção.

Contamos nos nossos quadros com profissionais altamente experientes e com elevada competência, com muitos anos de prestação de serviços na área, o que nos possibilita realizar qualquer tipo de trabalho em diferentes situações, oferecendo sempre uma resposta eficaz e de qualidade a todos os nossos clientes.

Quais os vossos serviços? Manutenção industrial integrada, com alta tecnologia, será a área principal de atuação, mas agora também a robótica, com TLX Robot

Atuamos em vários setores, operando de uma forma preventiva em diversos equipamentos na área da indústria, designadamente Papeleira, Cerâmica, Madeira, Química, Refinarias e Petroquímicas. Com recurso ao jato de água a alta pressão promovemos soluções avançadas, diferenciadoras e eficientes aos nossos clientes, permitindo realizar os trabalhos com o menor impacto possível nas suas instalações, no ambiente e em cumprimento das regras de segurança higiene e saúde. As nossas soluções atuam na manutenção de diversos equipamentos indústrias como o caso de permutadores, reatores, colunas, tubagens, caldeiras industriais (de recuperação e biomassa), prensas industriais, ciclones, digestores etc.
A TLX Robot é um exemplo claro do que pretendemos para o futuro. Munir a nossa empresa de equipamentos tecnológicos avançadas e ímpares no nosso país, com capacidade de prestar serviços aos nossos clientes de uma forma mais segura, inovadora, tecnológica e altamente profissional. Ter sempre presente a visão para desenvolver a missão, respeitando sempre a integridade física dos nossos colaboradores.

Têm uma carteira de clientes de elevado prestígio. Quais destaca?

A nossa carteira de clientes é ativa e todos os nossos clientes possuem, como é sabido, um papel crucial para a organização, desempenhando uma força fundamental na nossa estratégia de geração de valor. Neste momento operamos em Portugal, Espanha e em França. Em números podemos afirmar que 60% dos nossos serviços são prestados no nosso país, 38% em Espanha e 2% em França. Ter como parceiros o grupo Finsa, a Navigator Company , a Companhia Industrial de Resinas Sintéticas- CIRES, o grupo Altri, a Ence-Energia & Celulosa, a Torraspapel (La Montañanesa), a Smurfitt Kappa, empresas com enorme apreço internacional, encaminha-nos para uma enorme responsabilidade , permite-nos evoluir diariamente , superarmo-nos e reforçarmos a confiança nos nossos serviços e na formação e desenvolvimento das nossas equipas operacionais.

Como têm vivido o período de pandemia, que completa agora quase um ano?

O ano de 2020 será para sempre recordado como o ano da pandemia. É inevitável.

A pandemia conduziu a alterações fortes em praticamente todos os aspetos das nossas vidas. No setor industrial houve muitas mudanças e nós tivemos de nos adaptar. Um facto é que o ano que passou foi nos causando uma grande incerteza em relação ao dia seguinte. Tivemos alguns serviços cancelados e/ou adiados, uma redução significativa do número de trabalhos executados, mas na generalidade a empresa acabou por não parar. Houve uma adaptação muito bem conseguida em relação às regras impostas pela DGS, um controlo enorme em todos os clientes onde prestamos serviços e uma testagem em massa praticamente de semana a semana. A pandemia causou-nos transtornos também em todo o processo de logística, por exemplo uma saída em trabalho no país vizinho é considerada como um desafio, não só pelas exigências do trabalho em si, mas também por toda a gestão adjacente, como a marcação de restaurantes e hotéis, que muitas vezes estão encerrados. No geral a adaptação tem sido positiva, e acreditamos que muitas mudanças que a pandemia nos trouxe vieram para ficar, como é o caso das reuniões via internet, possivelmente continuarão a ser praticadas no futuro ao invés das presenciais.

Como perspetivam o futuro?

A PROTEO Soluções Sustentáveis assume-se como uma empresa referência na manutenção industrial por jato de água na Península Ibérica, deste modo temos como principal objetivo continuar a sermos reconhecidos no mercado nacional e ibérico, como um parceiro da indústria na apresentação de soluções na sua atividade de manutenção industrial e limpeza, sempre na vanguarda dos serviços que propomos realizar. No futuro, e assim que a pandemia nos deixar, encaramos o mercado francês como uma aposta, consideramos ter os meios operacionais adequados e capazes para solucionar os desafios que nos são propostos, aliados à experiência e conhecimento dos nossos colaborados, apresentamo-nos cada vez mais como a solução mais eficaz e capacitada para todos os nossos parceiros.

www.proteo.pt

https://www.youtube.com/channel/UCy9fPBNmaWabEpLMKEgqDig

https://www.facebook.com/Proteo-Solu%C3%A7%C3%B5es-Sustent%C3%A1veis-Lda-1134136073275093

https://www.linkedin.com/company/10810136