Iniciativa “Este Natal Faça Compras no Nosso Comércio Local – Oliveira do Hospital 2020” entregou prémios

ADI premiou clientes e montras com a iniciativa “Este Natal Faça Compras no Nosso Comércio Local – Oliveira do Hospital 2020”

No âmbito da campanha “Este Natal Faça Compras no Nosso Comércio Local”, foram entregues, esta sexta-feira, os vales de compras aos clientes que fizeram compras no comércio tradicional do concelho de Oliveira do Hospital bem como os prémios do concurso de “Montras de Natal”. Devido ao atual contexto pandémico, foram entregues, simbolicamente, os vales aos cinco primeiros contemplados numa sessão pública que decorreu no salão nobre dos Paços do Município bem como aos vencedores do concurso de montras.

Culminou desta forma, a campanha de incentivo às compras no comércio local e tradicional, que decorreu entre 4 de dezembro e 6 de janeiro de 2021, promovida pela ADI – Agência para o Desenvolvimento de Tábua e Oliveira do Hospital com a parceria do Município de Oliveira do Hospital.

No mesmo período foi também dinamizado um concurso de montras de Natal, com mais de três dezenas de participantes. A avaliação das montras concorrentes resultou da votação online na página de facebook da ADI, e a votação do júri, tendo sido encontrados os seguintes vencedores: MCarol Cakes (1.º); Eleganza Bianco & Nero (2.º); Mil’Artes (3.º) e ainda duas menções honrosas às lojas Casinha dos Euros e Flamingos Decor. Os prémios consistem em publicidade paga em órgão de comunicação social para os três primeiros lugares e para cada menção honrosa, num total de cinco montras premiadas.

À iniciativa “Este Natal Faça Compras no Nosso Comércio Local” aderiram mais de 270 lojas – do comércio tradicional, restauração e serviços – de todo o concelho, que distribuíram 13.500 senhas habilitando assim os seus clientes a um dos 180 vales de compras, com valores entre os 25 e os 500 euros, que podem agora ser reinvestidos em compras nos estabelecimentos aderentes até ao final de junho. De salientar que destes 180 vales, há 50 vouchers que só podem ser utilizados, exclusivamente, no setor da restauração aderente à iniciativa.

Satisfeito com a adesão a esta iniciativa, José Francisco Rolo, presidente da ADI, sublinha a constante preocupação da Agência e da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital no apoio ao comércio local. Nesse sentido, como avançou, está a ser ultimado o Programa de Apoio ao Comércio Local – PACk L que a autarquia vai disponibilizar “para ajudar os comerciantes locais a fazer face, no quadro das despesas dos seus estabelecimentos comerciais, às dificuldades da pandemia que vivemos e que tem originado confinamentos sucessivos e o encerramento de vários estabelecimentos”. “Somos um município atento e próximo dos problemas”, acrescentou dando conta que após a recolha de importantes contributos junto dos empresários, “estamos em condições de, a breve prazo, poder apresentar o regulamento e respetivo formulário para que os estabelecimentos comerciais possam candidatar-se às ajudas do Município de Oliveira do Hospital”. Numa primeira fase, a autarquia tem inscrita uma verba de 250 mil euros “para apoiar e ajudar os estabelecimentos comerciais que possam estar em mais dificuldade”, acrescentou.

A vereadora Graça Silva, deixou o agradecimento “a todos os participantes e lojistas que mantém a porta aberta” numa altura em que “temos consciência que o comércio local está a atravessar a pior fase de sempre desde que somos executivo e que precisam do nosso apoio. Por isso quero reforçar que estamos aqui para vos ajudar”. Parabenizou também os participantes no concurso de montras “que é um desafio à criatividade e contribuiu para tornar a nossa cidade ainda mais bonita ao mesmo tempo que se faz um apelo às compras”.

Também o presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, sublinhou o trabalho criterioso que está a ser desenvolvido pela autarquia para disponibilizar este apoio ao comércio local, através de  “mecanismos que a lei nos permita aplicar dinheiros públicos, de forma transparente e rigorosa, para ajudar o nosso comércio a passar este temporal” e cujas candidaturas serão apreciadas tecnicamente com critérios justos para todos, acrescentou.

Nota de Imprensa da CM de Oliveira do Hospital