Morreu António Simões Saraiva, primeiro autarca de Oliveira do Hospital pós 25 de abri

Faleceu este domingo, 31 de janeiro, a grande figura da política Oliveirense desde o 25 de Abril. Homem de uma grande dimensão intelectual e cultural, foi o grande responsável por uma gestão autárquica exemplar e pelo desenvolvimento do concelho durante as primeiras décadas da democracia.

A autarquia decretou três dias de luto municipal, e escreveu na sua página no Facebook (e na página pessoal do presidente, José Carlos Alexandrino) :

Foi com profunda tristeza que o Município de Oliveira do Hospital
tomou hoje conhecimento do falecimento do Dr. António Simões Saraiva, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital entre 1976 e 1990 e, mais recentemente, Presidente da Assembleia Municipal (1994-2009).
Dada a natureza das funções desempenhadas, a sua nobreza de caráter e o enorme contributo que António Simões Saraiva deu para o desenvolvimento do concelho, o Presidente do Município de Oliveira do Hospital, decretou hoje, nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 35.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, três dias de luto municipal, caracterizado no hastear da bandeira municipal a meia adriça em todos os edifícios públicos municipais em que a mesma seja ou deva ser hasteada, recomendando ademais às Freguesias do Município, através das respetivas Juntas que procedam de igual modo relativamente às suas bandeiras próprias.
O Presidente da Câmara Municipal expressa neste momento, de profunda dor e perda, em seu nome pessoal, em nome da Câmara Municipal a que preside, dos seus Vereadores e Funcionários, o seu profundo pesar, bem como a sua mais sentida solidariedade junto dos familiares e amigos.