Finalistas de cursos do AE de Nelas vão iniciar estágios em empresas do concelho

Os finalistas dos cursos profissionais de Técnico de Mecatrónica e de Técnico de Design Gráfico do Agrupamento de Escolas de Nelas preparam-se para a última etapa do curso, que se traduz numa formação em contexto de trabalho (FCT) nas empresas do concelho, e que terá início em fevereiro.

Durante o primeiro período deste ano letivo, os alunos deram continuidade à aquisição e desenvolvimento de competências, através da componente de Cidadania e Desenvolvimento, realizando atividades e concretizando projetos. Neste âmbito, foi feito um trabalho interdisciplinar nos domínios da ‘segurança rodoviária’, ‘empreendedorismo’ e ‘direitos humanos’, em que as professoras de Área de Integração e de Inglês fizeram articulação curricular, cruzando aprendizagens.

Para toda esta dinâmica, o Agrupamento de Escolas de Nelas contou com a parceria da Secção de Prevenção Criminal (SPC) e Policiamento Comunitário do Destacamento Territorial de Mangualde e do CLDS Nelas 4You, com o qual o AENelas assinou um protocolo de parceria. Neste contexto, a SPC fez uma sessão de esclarecimento sobre ‘prevenção rodoviária’, o que permitiu aos alunos desenvolver competências de cidadania, quer na perspetiva dos seus direitos, quer na perspetiva dos seus deveres. Os esclarecimentos também foram importantes, uma vez que, com alguma frequência, a carta de condução é um requisito essencial e relevante para o recrutamento em alguns postos de trabalho.

No domínio do ‘empreendedorismo’, a parceria com o CLDS Nelas 4You foi fundamental para a realização de um workshop intitulado Open Day Integra Jovem, com dois representantes de empresas locais, Eng.º Miguel Araújo, da Purever, e Eng.º Ricardo Peixoto, da Borgstena. Para além de terem salientado o valor dos cursos profissionais para as empresas, que carecem de profissionais qualificados a nível técnico, deram também a conhecer as competências que se exigem a um profissional do século XXI. Indo ao encontro das temáticas já abordadas nas aulas, os dois convidados reforçaram a importância das soft skills no desempenho profissional, e não apenas das hard skills, como vulgarmente se pensa. Foram destacadas atitudes empreendedoras como a inteligência emocional, a responsabilidade, a iniciativa, o saber trabalhar em equipa, a vontade de aprender e a capacidade para enfrentar desafios.

Na abordagem ao tema “Direitos Humanos”, está ainda em curso o projeto “Ajuda-nos a ajudar”, que consiste em angariar e inventariar bens de primeira necessidade, para que o CLDS Nelas 4You possa ajudar pessoas e famílias carenciadas, fazendo uma intervenção de proximidade junto destas populações mais frágeis. Este projeto representa uma grande oportunidade para os alunos refletirem sobre as diferenças de desenvolvimento e de oportunidades que existem ao nível regional e local, facilitando o desenvolvimento de competências como a solidariedade, a iniciativa, a colaboração, a generosidade, o dinamismo e o altruísmo.

Ainda neste domínio, no dia 10 de dezembro, data do aniversário da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, os alunos participaram numa ação de sensibilização sobre Tráfico de Seres Humanos e os Perigos das Redes Sociais, em parceria com o CLDS Nelas 4You que, por sua vez, estabeleceu uma parceria com a organização não-governamental Saúde em Português, que desenvolve o projeto Mercadoria Humana 4.  Esta ação alertou os alunos, principalmente para a exploração laboral e sexual, responsabilização dos deveres cívicos enquanto crime público e reforço do direito à liberdade como base da democracia.

No dia 7 de janeiro, e dando resposta às saídas possíveis que os cursos profissionais podem facultar (prosseguimento de estudos superiores ou mundo do trabalho), todas as turmas dos cursos profissionais da escola assistiram, online, à iniciativa do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), “Stay on market”. A mesma pretendeu dar a conhecer aos alunos o tipo de formação que os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) oferecem, após o 12º ano. Foi destacado o curso de Gestão Comercial e Vendas por dois alunos finalistas deste curso. Estes apresentaram as unidades curriculares do curso, as saídas profissionais, os possíveis prosseguimentos de estudos em licenciaturas, e entrevistaram antigos estudantes deste curso. Informaram, ainda, sobre a existência de um estágio curricular que integra o CTeSP no 2º ano, o qual decorre em empresas que laboram na área dos cursos, sendo que algumas apresentaram a sua atividade e o seu contributo para a conclusão desta componente do curso.