Oficina “Visitas domiciliárias: práticas colaborativas com pessoas e famílias muito vulneráveis”

O Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal irá realizar a Oficina de Prática e Conhecimento:  “Visitas domiciliárias: práticas colaborativas com pessoas e famílias muito vulneráveis”, que decorrerá nos dias 25 e 26 de janeiro de 2021, através da plataforma Zoom (online), das 9h30 às 12h30 (duração de 6h).

A “Oficina” é dirigida aos profissionais que desenvolvam intervenção social com pessoas e famílias muito vulneráveis. As inscrições são gratuitas para os associados da EAPN Portugal e terão um custo de 10€ por inscrição para os restantes participantes, devendo ser formalizadas até ao próximo dia 21 de janeiro, através do preenchimento do formulário de inscrição. O critério de seleção é estabelecido pela ordem de chegada das inscrições.

A ação terá como objetivo capacitar os profissionais que estão na prática direta, para o uso de técnicas e estratégias centradas nas soluções junto de pessoas e famílias que enfrentam doença mental em contextos de vulnerabilidade social, de saúde e económica. Através da realização de exercícios práticos (e.g., análise de casos; preparação de visitas domiciliárias) os profissionais irão planear e desenvolver uma abordagem colaborativa que contribua para o aumento da autoconfiança no trabalho social junto das pessoas e famílias muito vulneráveis.

O workshop será dinamizado por Sofia Rodrigues: Psicóloga; Doutorada em Psicologia na Universidade de Aveiro; Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, com a qual tem vindo a colaborar em ações de formação. Desenvolve diversas atividades de supervisão, consultoria e formação para profissionais em território nacional nas áreas de intervenção social e comunitária com famílias muito vulneráveis, abordagens colaborativas, gestão de caso e metodologia Photovoice, designadamente junto de CPCJ, CAFAP, NPISA, Centros de Acolhimento para crianças e jovens em risco, Centros de Apoio à Família, Equipas de RSI/Ação social e equipas ou redes de parceiros com responsabilidade na intervenção social a nível municipal. Tem participado em diversas iniciativas no combate à pobreza e exclusão social. Acresce a participação e condução em diversas Conferências e Seminários em Portugal e no estrangeiro. É autora e coautora de diversos artigos científicos, capítulos de livros nacionais e internacionais, manuais escolares (Ensino nacional em Timor-Leste) e revistas nacionais e internacionais na área da psicologia, intervenção social e comunitária, abordagens colaborativas, pobreza e exclusão social e cidadania.

Informamos também que esta Oficina tem conteúdos parcialmente redundantes com a ação de formação “Visitas Domiciliárias: Um desafio na intervenção com famílias”, organizada durante o ano de 2019 pelo Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal, daí existir uma menor adequação a quem já tenha frequentado a referida ação de formação.

O prazo de receção de inscrições termina a 21 de janeiro de 2021.