Autarquia de Mangualde defende aulas não presenciais

O Município de Mangualde, tomando conhecimento da preocupação que a comunidade escolar manifestou durante as últimas horas, vem informar o seguinte:
– A 30 de dezembro de 2020, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Mangualde, a Câmara Municipal de Mangualde, solicitou à DGS (Direção Geral de Saúde) autorização para a implementação do regime de aulas não presenciais (3º Ciclo e Secundário) até ao dia 15 de janeiro 2021, como medida pró-ativa de mitigação de possíveis cadeias de contágio.
– A 1 de janeiro de 2021, somos notificados pela DGS, que a nossa pretensão teve a concordância para a passagem ao regime de aulas não presenciais até ao dia 15 de janeiro.
Posto isto, atentos ao comunicado divulgado pelo Agrupamento de Escolas à comunidade escolar, consideramos a decisão da DGS arriscada em termos de saúde pública, face à tendência de agravamento registada no nosso concelho.
Assim, a Câmara Municipal de Mangualde promoveu junto das Autoridades de Saúde Pública, a quem compete a decisão, saber os motivos que estão na base da interrupção do prazo inicialmente validado (15 janeiro).
Argumenta a DGS, que feita a reavaliação da medida no período compreendido entre os dias 24 de dezembro e 8 janeiro, se verificou não ocorrerem casos COVID19 significativos no universo dos alunos, professores, assistentes técnicos e operacionais, que justifiquem a continuidade do regime de aulas não presenciais.
O Município de Mangualde, face aos argumentos apresentados pela DGS, conhecendo a realidade pandémica em muito semelhante a outros concelhos da região, É Á, tanto mais que Mangualde nos últimos dias, tem registado uma evolução pandémica muito preocupante, colocando o concelho no nível MÁXIMO de risco de contágio (Risco Extremamente Elevado).
Travados os argumentos entre as partes, foi assumido fazer uma nova reavaliação este domingo (dia 10 janeiro), com os dados já deste fim-de-semana, para a tomada de uma decisão final quanto ao regime de aula a adotar.
çã í é í. , , , , , – ã é, , .