Fundação Lapa do Lobo evoca Miguel Torga em janeiro

Um Ciclo de Autor dedicado a Miguel Torga, com a apresentação de várias manifestações artísticas inspiradas na vida e na obra do autor que nos ofereceu em palavras um “reino maravilhoso”.

TORGAS VIVAS | Exposição de Escultura de Arlindo Pereira
15 Janeiro | 21H00

“Mundo apenas pretexto…” (Cântico, Miguel Torga)
Mundo em que as raizes de urgueira, as torgas, são apenas pretexto para uma viagem ao imaginário. Raízes eleitas de Miguel Torga, as Torgas, agora, Vivas tornam-se pretexto para recordar os mundos do escritor. “Raizes muito agarradas e duras” , que pela mão de Arlindo Pereira se transformaram em bichos, rostos, figuras míticas… visões da natureza, mas também do inferno e do sagrado, do que se esconde em cada homem. Esculturas apenas pretexto para um poema. “Mundo apenas pretexto doutros mundos”.

Coordenação Rui Fonte Autor Arlindo Lopes Pereira Público-Alvo Todos os públicos

TORGA | Espetáculo com Vítor Blue e Noronha Ozório
15 Janeiro | 21H30

Na sequência da existência de um livro de Adolpho Correia Rocha – autor mais conhecido pelo pseudónimo Miguel Torga – intitulada “Ansiedade”: uma raridade no espólio da BFLL, promove-se, em parceria com o espaço Miguel Torga (Sabrosa), um encontro sobre o escritor de Trás-os-Montes. Num evento intimista, Vítor Blue transporta o legado poético de Miguel Torga para o público. Procurando uma simbiose perfeita entre a música e a declamação, será feita uma visita pela vida e obra do autor.

Por entre as músicas de Vítor Blue, abordadas em piano e duas vozes surge a declamação de Rui Noronha Ozorio.

Lotação 40 Pessoas Público-Alvo +16 anos Duração 90 minutos

DO SÍTIO ONDE MEDRAM AS RAÍZES | Oficina de Corpo e Poesia
16 Janeiro | 11H00

“Do sítio onde medram as raízes” é uma oficina de corpo e poesia ou uma sementeira para famílias, inspirada na torga, a planta oficial de um bosque suspenso onde as urzes se torcem à beira do caminho, os bichos têm forma de gente e o tempo anda devagar. A partir da obra “Os Bichos”, da poesia, das cartas e dos prefácios de Miguel Torga, faz-se um convite a imaginar esse sítio (interior) onde medram as raízes de Torga e uma viagem para descobrir que Torga existe em nós. Pela fresta das pestanas e com a agilidade de quem sobe uma árvore, as famílias poderão ser sementes e plantas, ninhos e bichos, poesia e prosa, numa manhã que por acaso estará de invernia.

Criação e Orientação Adriana Campos Público-Alvo Famílias (+ 5 anos) Duração 90 Minutos Lotação 5 Famílias (12 Pessoas) Local Auditório Maria José Cunha, FLL

MIGUEL TORGA POR LAVOISIER – Viagem a um Reino Maravilhoso | Concerto
16 Janeiro | 21H30

Miguel Torga por Lavoisier – Viagem a um Reino Maravilhoso é o novo disco e espetáculo dos Lavoisier, duo português composto por Patrícia Relvas e Roberto Afonso, considerados pelo jornal Público como “um dos mais interessantes nomes da música portuguesa desta década”.

Após dois anos de construção em contexto de residência artística (em Trás-os-Montes), com viagens contemplativas pelos roteiros da literatura de Torga, diferentes sessões de gravação (em Vila Real, no Conservatório de Música, e em São Martinho de Anta, no Espaço Miguel Torga, a poucos metros onde Torga nasceu), “Viagem a um Reino Maravilhoso” foi editado em novembro de 2019.