Viveiros Valter : O segredo do sucesso

Valter Sousa herdou o gosto pela agricultura do seu pai. “Sempre gostei disto”, começa por nos revelar. Foi em 2000, precisamente há 20 anos, que começou aos poucos a desenvolver a empresa.

Arrancou com poucos funcionários e atualmente já conta com 12 colaboradores fixos  e outros ocasionais, pois “existe sazonalidade nesta atividade”. “Plantas com qualidade e os clientes satisfeitos”, é o segredo do seu êxito empresarial. A publicidade “boca a boca” foi essencial, diz-nos. 

Da vasta gamas de produtos, as plantas que mais vende são oliveiras e videiras. Os seus maiores clientes são produtores de referência da Região Demarcada do Dão – a mais antiga do mundo de vinhos não licorosos. “De há 10 anos a esta parte,começámos a expandir mais a área de videiras”, explica, falando também da grande evolução da “tecnologia” no setor, cuja incorporação, por parte dos produtores da região se deve à “falta de mão de obra”,

“Baixar custos e aumentar a produtividade”, têm sido fatores chave para o êxito das empresas que operam no setor, assegura. “O crescimento da oliveira, tem acompanhando o da videira, pois ambas são complementares e os clientes, nomeadamente os que vendem para o estrangeiro, juntam o azeite e o vinho”,refere,assumindo que são também estas “as culturas que melhor se adaptam à região”. “Temos excelentes condições climatéricas, para ter bom vinho, designadamente devido aos solos de granito, a um clima favorável e  vinhas com muitos pinheiros à volta e intervalados”, sustenta. 

Mas a azeitona, que na região “é maioritariamente da variedade Galega”,tem crescido muito também. É precisamente onde tem diversas oliveiras, que fez questão de registar a imagem desta reportagem, concluindo “foram vários os clientes que neste último ano plantaram centenas de oliveiras”. 

Viveiros Valter uma empresa em crescimento. Brevemente com novas instalações, para o receber os seus clientes ainda melhor.