Lapense premiada com a melhor tese na área do cancro

Tânia Costa pertence ao Departamento de Biotecnologia e Nutrição do Karolinska Institutet na Suécia.



Este estudo começou com a observação de formas incomuns de células cancerosas após a inibição de PAK4 durante os primeiros trabalhos de Tânia no laboratório como estudante de graduação em intercâmbio. Ao longo dos anos, ela continuou a desenvolver essa descoberta inicial com a ajuda de colaboradores dentro e fora do laboratório.

Mulher apresentando sua tese em frente ao quadro, telas com a apresentação dela sendo exibidas ao fundo
Defesa de tese de doutorado de Tania Costa, Departamento de Biociências e Nutrição Foto: Particular
Inicialmente, eles descobriram que o PAK4 é superexpresso no câncer de mama e que se correlaciona com o mau prognóstico em pacientes com câncer de mama. Em seguida, eles descobriram que, ao inibir PAK4, a senescência celular em células cancerosas poderia ser restaurada (inibindo assim seu crescimento) e um mecanismo molecular detalhado poderia ser fornecido. É importante ressaltar que esses resultados foram amplamente apoiados por análises in vivo de modelos de camundongos transgênicos, correlações em dados clínicos e validação ex vivo em células derivadas de pacientes.

A tese de Tânia contribui para uma melhor compreensão dos mecanismos que regem a tumorigênese mamária. Esperançosamente, tal conhecimento será relevante no tratamento do câncer e também pode ser relevante para o envelhecimento e outras doenças onde a senescência celular é essencial. Outros estudos sobre o papel da PAK4 no câncer estão em andamento. Além disso, Tânia continua investigando o papel da barreira da senescência no desenvolvimento do câncer.

O prêmio é entregue em memória do Professor Dan Grandér, que foi um proeminente pesquisador e médico na área de câncer, e na época de sua morte também Chefe do Departamento de Oncologia-Patologia do Karolinska Institutet. Ele faleceu em 2017, ele próprio vítima de câncer.

O prêmio de pesquisa em sua memória será entregue na quarta-feira, 16 de dezembro em um evento digital. O premiado recebe SEK 50.000 e um diploma.