Município de Carregal do Sal adere a projeto para reduzir o insucesso escolar

A Câmara Municipal aprovou a adesão ao projeto SAPIE – Sistema de Alerta Precoce do Insucesso Escolar.

Desenvolvido pela Associação Tempos Brilhantes, em parceria com a empresa Educoach, S.A., entidade investidora no âmbito dos Títulos de Impacto Social (TIS), do Portugal Inovação Social, exclusivamente com fundos comunitários, o projeto foca-se na prevenção do risco de insucesso e abandono escolar precoce.

Iniciado em 2018/2019 com 75 Agrupamentos de Escolas, integrou, perante o aval do Município, no ano letivo passado, o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal.

Tratando-se de uma solução suportada por uma plataforma Web, que permite a partilha de conhecimento e articulação entre os vários intervenientes educativos locais, em que se incluem os Municípios, e perante esta nova fase em que o projeto tem de subsistir por si mesmo, a Câmara Municipal de Carregal do Sal deliberou apoiar a implementação do SAPIE no Município de Carregal do Sal.

A adesão ao projeto SAPIE resulta num investimento de 1410,00€ (mais IVA) municipais, fundamentado na importância e impacto do projeto, cujo relatório de avaliação do primeiro ano indica que foi mais de 5 vezes superior ao seu compromisso com o programa de financiamento e resultou em menos 408 retenções nos Agrupamentos envolvido