IPV adota nova marca

O Politécnico de Viseu apresenta, após um caminho de 40 anos, uma nova Marca, diferenciadora e impactante, e que integra a evolução orgânica natural das suas escolas e projetos.

A Marca PV traduz um símbolo único, contemporâneo, simples, que representa a missão do Politécnico de Viseu, assente em três vértices concetuais:

     . Viseu, a sua história, a sua centralidade geográfica, representada no seu ícone mais reconhecível, Viriato, símbolo de perseverança, força e determinação.

     . A técnica e a tecnologia para a criação de um futuro melhor e a formação com olhos postos nos desafios e nas necessidades de amanhã, aqui representados através da linguagem binária, associada ao universo digital.

     . O carácter humano e a missão pedagógica do Politécnico, aqui representadas pela figura do tutor e aluno.

Convida-se toda a comunidade académica, a assistir aqui no próximo dia 20 de novembro, sexta-feira, pelas 15 horas, à apresentação da Marca PV, pela united by, naquele que se pretende um processo dinâmico, criativo e participado de mudança visual, orgânica e física.  Caso pretenda assistir presencialmente, preencha, por favor, o seguinte formulário.

_____
united by é uma equipa de design interdisciplinar.  Fundada em 2010 por Miguel Palmeiro, esta empresa, sediada no Porto, constitui-se hoje numa sólida parceria reunindo pensamentos e competências diversificadas.
A sua metodologia privilegia a pesquisa, o pensamento visual e o design estratégico, pontos de partida para resultados que garantem a satisfação das expetativas dos seus clientes.
Reconhecida pela sua experiência e know-how, desenvolve e produz uma alargada gama de soluções, oferecendo identidades memoráveis, interfaces únicos e dinâmicos, exposições diferenciadas e experiências museográficas envolventes.

Casa do Pessoal
do Politécnico de Viseu
elege Corpos Sociais

Com o assinalar dos 40 anos do Politécnico de Viseu (PV) é a altura de juntar todos os que, ensinando, organizando, apoiando, investigando, construíram o PV, numa associação por todos e para todos – a Casa do Pessoal do Politécnico de Viseu. Esta é uma associação sem fins lucrativos, que prossegue a promoção cultural, social, desportiva, recreativa e solidária de todos os trabalhadores e ex-trabalhadores, ativos e aposentados, do PV e de entidades por ele integradas.

A Associação da Casa do Pessoal do Politécnico de Viseu convida todos os trabalhadores da instituição no ativo e todos os que se encontram na situação de aposentação/reforma, a participarem numa Assembleia Geral onde se procederá à eleição dos primeiros órgãos sociais da Casa do Pessoal do PV, para o quadriénio de 2020 a 2024. A Assembleia decorrerá na Aula Magna dos Serviços Centrais do Politécnico de Viseu, no dia 24 de novembro, terça-feira, pelas 17 horas. É possível participar presencialmente ou por videoconferência, através desta ligação.

A Casa do Pessoal do Politécnico de Viseu, que tem como finalidade a promoção cultural, social, desportiva, recreativa e solidária dos seus membros, dispõe de associados efetivos, familiares e honorários. São associados efetivos todos os trabalhadores do PV que queiram adquirir essa qualidade, independentemente da natureza do vínculo laboral, quer se encontrem no ativo, quer na situação de aposentação/reforma. São associados familiares os cônjuges e pessoas que vivam em união de facto com os associados efetivos, bem como os respetivos ascendentes e descendentes em primeiro grau, que se considerem interessados nas finalidades e objetivos da Casa do Pessoal do Politécnico de Viseu, permanecendo nesta categoria enquanto a inscrição do associado efetivo se mantiver válida. Estes associados não têm direito de voto nas Assembleias Gerais. São associados honorários pessoas singulares ou coletivas que, através de serviços ou donativos, contribuam de forma especialmente relevante para a realização dos fins da Casa do Pessoal do Politécnico de Viseu e desde que tal venha a ser reconhecido pela Assembleia Geral, mediante proposta da Direção.

De modo a assegurar o cumprimento das condições de segurança exigidas pela DGS, no âmbito da atual situação pandémica, a Associação agradece a confirmação antecipada de participação (presencial ou por videoconferência) através do preenchimento deste formulário.

Aconteceu

ESTGL celebra 20 anos ao serviço
da Região e do País

O Dia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) foi celebrado na pretérita quarta-feira, 11 de novembro. A sessão de abertura contou com as participações de Miguel Mota, Presidente da ESTGL, João Monney Paiva, Presidente do Politécnico de Viseu, Ângelo Moura, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Álvaro Bonito, Provedor do Estudante do PV, e Bruno Gomes, Presidente da Associação de Estudantes da ESTGL.

Para Miguel Mota «As Instituições de Ensino Superior são de elevada importância em todo o território, mas em Lamego o papel da ESTGL é vital para o desenvolvimento local e da região Duriense. A nossa instituição pretende afirmar-se como uma referência em toda a região do Douro, desde Cinfães até Vila Nova de Foz Côa, sendo a Escola de Ensino Politécnico de Excelência do Douro». O Presidente da ESTGL sublinhou ainda o grande objetivo a curto prazo da instituição, que passa por  «reestruturar a oferta formativa adequada às necessidades regionais e às necessidades do mercado de trabalho, com novos CTeSP – com aposta forte nas áreas tecnológicas e em áreas prementes para a região, nova Licenciatura, Pós-Graduações, Mestrados, Cursos breves, direcionados para a procura do mercado, e outros cursos específicos e especializações».

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego comemorou 20 anos de funcionamento. Recebeu os primeiros alunos no ano letivo de 2000/2001 e ficou na sua origem definido como dia da Escola, o dia 11 de novembro. Iniciou as suas atividades letivas com as licenciaturas de Gestão e Informática e Gestão Turística, Cultural e Patrimonial e atualmente dispõe de uma oferta formativa composta por oito Cursos Técnicos Superiores Profissionais, seis Licenciaturas e dois Mestrados. Conta este ano letivo com cerca de 700 alunos provenientes de todo o território nacional e também alunos internacionais.

O evento contou com transmissão online. Pode assistir à sessão na íntegra aqui

Ponto de recolha Ephemera Viseu
já se encontra aberto ao público

Já está a funcionar o Ponto de Recolha da Ephemera – Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira no Politécnico de Viseu. Encontra-se aberto ao público, no piso 0 dos Serviços Centrais do PV, às sextas-feiras, das 14h00 às 17h30. Para mais informações contactar ephemera.politecnicoviseu@sc.ipv.pt

Após a assinatura do protocolo de cooperação entre a Associação Cultural Ephemera e o Politécnico de Viseu, José Pacheco Pereira enfatizou a importância da preservação da nossa memória coletiva, cuja construção “é um elemento fundamental da democracia». No vídeo, o mentor da Ephemera refere os objetivos do projeto e a importância do Núcleo de Viseu na recolha e preservação de documentos materiais que remetem para a nossa história individual e coletiva. João Monney Paiva, Presidente do PV, contou a história de uma relação iniciada há dois anos e que agora se concretizou.

Agenda

17 NOV | A arte como forma de participação da comunidade

A licenciatura em Serviço Social, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, vai apresentar na próxima terça-feira, dia 17 de novembro, a partir das 18h00, uma aula aberta sobre as metodologias de participação conducentes à ativação das sinergias das comunidades locais, na promoção de ações de intervenção, nomeadamente de caráter social e cultural. A sessão contará com a participação de José Rui Martins, da ACERT Tondela, num espaço de partilha daquelas que são as experiências, práticas e estratégias de quem tem por hábito promover a participação social e comunitária, no caso específico do teatro.

“A arte como forma de participação da comunidade” vai decorrer em formato online aqui.

18 NOV | Impressão 3D em destaque nas Wednesday Talks

O Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (DEMGI) promove no dia 18 de novembro, quarta-feira, uma nova sessão no âmbito da sua iniciativa Wednesday’s Talks. Nesta edição propõe-se uma dupla experiência, que começa com a apresentação dos temas desenvolvidos no projeto da Escola de Verão do Politécnico de Viseu, no âmbito do DEMGI, intitulado “A aplicação da impressão 3D a projectos I&D”, seguindo-se uma talk sob a temática “Manufatura Aditiva de Metais” (popularmente conhecida por impressão 3D), assegurada por dois especialistas da Universidade de Coimbra, Mihail Babcinschi e Pedro Neto.

Esta sessão, com início às 14h20,  pode ser acompanhada na plataforma zoom.

As Wednesday´s Talks integram-se no âmbito do iGIMEC plataforma de conhecimento que intenta chegar à comunidade académica, e também, à comunidade em geral, procurando explorar a capacidade e tecnologia digital disponível atualmente.

20 e 21 NOV | 8.º Congresso Olhares sobre a Educação

Volvidos 40 anos do Politécnico de Viseu, realiza-se, na Escola Superior de Educação, nos dias 20 e 21 de novembro de 2020, em formato virtual, a 8.ª edição de Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education. Este ano, o congresso versa sobre a Pedagogia no ensino superior: Desafios à formação de professores, exorta a uma reflexão e a um debate que abraça diferentes áreas de formação e interseta diferentes problemáticas no contexto educativo atual, focando na pedagogia do ensino superior. Mais informações podem ser obtidas através de olhares8@esev.ipv.pt.

ESTGL com novas propostas de Formação Acreditada
A ESTGL está a promover mais um ciclo de formação acreditada destinada a Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Ensino Especial.

Sugestões

Antes e depois da desinfeção das mãos
Resultado de um trabalho realizado numa aula prática de Microbiologia, da Escola Superior Agrária de Viseu, com vista à avaliação da eficácia antimicrobiana dos desinfetantes de mãos, disponíveis na escola.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies