Concelho de Carregal do Sal celebra 184 anos de história

Criado a 6 de novembro de 1836 pela Reforma Administrativa de Passos Manuel, o Concelho de Carregal do Sal fica situado num amplo maciço antigo do Planalto Beirão, denominado plataforma do Mondego, situado entre as Serras da Estrela e do Caramulo, tendo como fronteiras naturais, a Norte, o Rio Dão e, a Sul, o Rio Mondego.
Orograficamente, estende-se por um território sem grandes elevações, com saliência das suas vertentes suaves para os vales de importantes recursos fluviais, nas quais predominam as densas manchas graníticas características desta região.
Deve o seu nome (topónimo) a uma planta ciperácea denominada de “Cárrega”, outrora muito abundante na região, à qual, mais tarde, foi acrescentada a expressão “sal” justificada pela grande quantidade de cloreto de sódio que era armazenado em tulhas de madeira num local ainda hoje designado por Salinas. O seu transporte era feito em carros de bois desde o porto fluvial da Foz-Dão.
Concelho de belas paisagens, clima ameno, detentor de uma vasta riqueza arquitetónica, arqueológica e patrimonial (já enumerada), Carregal do Sal é, sem dúvida, um Município a visitar!
População residente – 9835
Densidade populacional – 83,1%
Área – ± 116,9 km²
Freguesias – 5
Distrito – Viseu
Sub-Região – NUT III Dão-Lafões
Região de Turismo – Centro

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies