José Manuel Fernandes (PSD) é o sétimo deputado Europeu mais influente

O ranking da Votewatch, relativo a 2020, que mede a influência dos deputados europeus de todos os 27 Estados-Membros da UE, destaca José Manuel Fernandes como o eurodeputado português mais influente e o sétimo de todo o Parlamento Europeu. Este ranking anual faz uma avaliação “dos deputados europeus que estão atualmente mais bem posicionados para influenciar a formulação das políticas da UE nos próximos anos.

O eurodeputado social-democrata e, consequentemente, Portugal ganham uma influência substancial em comparação com o mandato anterior. José Manuel Fernandes sobe da 44.ª posição, em 2019 – sendo já no ano passado o eleito português mais influente no Parlamento Europeu -; para o 7.º lugar, em 2020. José Manuel Fernandes destaca-se pelo seu papel de liderança nas negociações do INVESTEU (novo “Plano Juncker”), do novo Quadro Financeiro Plurianual, e como um dos relatores dos recursos próprios da União Europeia.

Para o chefe da delegação do PSD no Parlamento Europeu, Paulo Rangel, “O reconhecimento do trabalho do nosso colega José Manuel Fernandes é inteiramente justo. Mas, no momento em que vivemos, quando se discutem o plano de recuperação e o quadro financeiro plurianual, é verdadeiramente extraordinário. Dá uma perfeita noção da importância que ele, o PSD e o PPE têm neste momento decisivo das negociações. Graças ao seu trabalho de mais de 10 anos na área do orçamento, o PSD está no coração das grandes opções políticas europeias”.

Paulo Rangel acrescenta: “Já agora, permito-me um outro elogio: a forma como toda a nossa delegação, com os seus seis deputados, trabalha em equipa, também nessa matéria orçamental, protagonizada por José Manuel Fernandes, em espírito de grande cooperação. É por isso de total justiça realçar o trabalho dos nossos outros colegas deputados do PSD: a Lídia Pereira, a Maria da Graça Carvalho, o Álvaro Amaro e a Cláudia Aguiar. Cada um nas suas áreas tem uma influência notória e amplamente reconhecida, seja no Grupo PPE, seja no Parlamento, seja nas relações com a Comissão e o Conselho.”

Dos 50 mais influentes apenas 3 eurodeputados portugueses se destacam – Pedro Silva Pereira, do PS, que por ser vice presidente do Parlamento aparece no 33.º lugar e Paulo Rangel, do PSD, na 44ª posição – no universo dos 705 deputados que compõem o Parlamento, liderado pelo presidente David Maria Sassoli.

José Manuel Fernandes (PSD/Partido Social Democrata, PPE) é o coordenador de Orçamentos em representação do PPE e é o Presidente da Delegação para as Relações com a República Federativa do Brasil. O social democrata foi relator de vários importantes dossiês da Comissão dos Orçamentos, nomeadamente o orçamento anual da União Europeia, o Fundo de Investimentos Estratégicos (Plano Juncker), o INVESTEU, e a mobilização do Fundo de Ajustamento à Globalização e, ainda, a Mobilização do Fundo de Solidariedade da União Europeia.

Paulo Rangel é vice-presidente do Grupo PPE, chefe da delegação portuguesa do PSD, e responsável do maior grupo político do Parlamento Europeu para a Conferência sobre o Futuro da Europa (foi o único parlamentar português a integrar o grupo de trabalho que está a preparar a Conferência). É relator, na Comissão dos Assuntos Constitucionais, para direito de iniciativa legislativa do Parlamento Europeu, foi o relator sobre a atividade do Provedor Europeu e no âmbito da Comissão dos Assuntos Externos é relator para situação da Bósnia Herzegovina e foi, entre outras coisas, negociador da resolução sobre a situação humanitária em Moçambique. No âmbito da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos é relator para o Relatório de execução sobre a Diretiva Regresso, Relatório Anual sobre o funcionamento do espaço Schengen, Relatório sobre a celebração do Acordo entre a União Europeia e a República Federativa do Brasil que altera o acordo sobre a isenção de visto, entre outros.

+Info:

www.votewatch.eu/blog/influence-ind

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies