Borges da Silva assegura que ETAR III de Nelas entrará em funcionamento em 2019

O anúncio do Presidente da Câmara Municipal de Nelas, hoje, 27 de novembro, em reunião de Câmara, representa a concretização do maior investimento no Concelho, desde que foi eleito em 2013. O valor ascende a quase cinco milhões de euros. Manuel Marques alerta para um grande aumento na conta da água e saneamento para os consumidores. 

As sucessivas prorrogações da obra – a oitava foi hoje aprovada com os votos contra dos Vereadores da oposição -, irá permitir, segundo o Edil de Nelas que “ainda em 2019 entre em funcionamento”. “Sem estas prorrogações, corria-se o risco de não recebermos o montante final do POSEUR, e inclusive de termos que devolver os incentivos já recebidos e não terminarmos a obra”, chamou a atenção. Borges da Silva foi mesmo mais longe, ao sustentar que “seria uma catástrofe para o Concelho e os Vereadores da oposição tiveram um ato de grande irresponsabilidade ao votarem contra as prorrogações”.

Numa reunião em que não marcou presença a Vereadora socialista Mafalda Lopes, a prorrogação foi aprovada com o voto de qualidade do Presidente da Câmara Municipal, que adiantou ainda : “Estamos em sintonia com o POSEUR e iremos, no início de 2020, colocar em funcionamento um total de sete ETAR´S, que estão praticamente concluídas”.

Manuel Marques (CDS/PP) lembrou o compromisso de Borges da Silva de resolver o problema ambiental no primeiro mandato, assumindo mesmo que seria “um falhanço pessoal, se tal não acontecesse”. O Vereador centrista avisou que “vem aí um grande aumento no custo da água e saneamento para os consumidores, pois a manutenção das ETAR´S terá que ser repercutida na fatura mensal”. Marques atirou mesmo com um número “vai ter que gastar em manutenção 1,5 milhões de euros”, e exortou à “aplicação de coimas às empresas que estão a proceder às obras”, citando como exemplo o Município de Oliveira do Hospital. Isto porque “estão a incumprir com os prazos acordados”.

Joaquim Amaral (PSD) justificou também o voto contra : “Não faz sentido mais uma prorrogação, quando a empreitada está em fase de conclusão e a Autarquia tem outras obras em curso, em relação às quais não pediu prorrogações”.

“ETAR Nelas III pronta a funcionar em 2019 vai ser uma grande vitória para o concelho e vamos ter quase toda a população coberta com ETAR´s em 2020”

Foi com esta frase que Borges da Silva fechou o assunto, depois de uma longa e acalorada discussão, como é habitual nas reuniões de Câmara em Nelas.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies