Descubra de comboio os aromas e sabores da Bairrada

A Rota da Bairrada está agora acessível por comboio e com um programa turístico que une a tradição da Região aos seus aromas e sabores.

As partidas são feitas de todo o país, com um único destino: a Estação da Curia, o mesmo local onde a visita começa com uma prova de Vinhos na Casa-Mãe da Rota da Bairrada.

Os programas de meio dia são diários, e os de dia inteiro realizam-se aos sábados. Ambos durante todo o ano.

‘Bairrada de comboio’ é o nome do programa que pretende levar os visitantes, que chegaram à Curia de comboio, a conhecer a Região da Bairrada, os seus aromas, saberes e sabores, através de visitas organizadas pela Rota da Bairrada e seus associados.

A Associação entende que as criações deste tipo de produtos turísticos para a Bairrada, em parceria, através destas iniciativas valorizam a Região, e conferem visibilidade e notoriedade ao enoturismo que hoje está em franco desenvolvimento na Região. Também a ligação direta e rápida, são cerca de 20 minutos da Curia a Aveiro e Coimbra convidam visitantes e população local a aderirem a estas propostas e visitarem a região utilizando o comboio para cá chegar.

Assim, e no sentido de reforçar a sua aposta na criação de produtos turísticos e na promoção do território a Associação Rota da Bairrada (ARB), assinou uma parceria com a CP – Comboios de Portugal e, em conjunto, lançaram dois programas turísticos para dar a conhecer os aromas e sabores da Região de Bairrada, de comboio.

Andar de comboio é uma excelente forma de se deslocar dentro do nosso país, onde para além da comodidade permite ainda que possamos ler, jogar, trabalhar ou apenas desfrutar da viagem.  A partir de agora a Bairrada, os seus sabores, vinhos, e terroir está agora também acessível por comboio, com paragem na Estação da Curia, quer no programa de meio dia – diário e disponível para individuais ou grupos, como no programa de um dia que se realiza aos sábados e apenas para grupos em comboio intercidades.

O convite é para visitar a Bairrada e reservar lugar numa viagem única pelo mundo apaixonante dos aromas, saberes e sabores dos vinhos e espumantes, aqui na Região Centro do país.

As reservas são feitas diretamente com a CP, nas bilheteiras ou por e-mail.  Mais informações também na Rota da Bairrada por telefone ou e.mail (geral@rotadabairrada.pt)

PROGRAMAS BAIRRADA COM A CP

PROGRAMA DE MEIO DIA – BAIRRADA, VINHOS E AROMAS

  • Chegada em comboio Regional à Estação da Curia
  • Receção na plataforma e acompanhamento até à Casa-Mãe da Rota da Bairrada, localizada no edifício principal da Estação da Curia
  • Visita guiada ao espaço da Rota da Bairrada, o Edifício da Antiga Estação da Curia, construída em 1944, mantém ainda a sua traça original, com sala de Espera da 1ª e ª2 e ainda a da 3ª Classe, Bilheteira e Posto de Turismo
  • Prova comentada com cinco vinhos selecionados Bairrada
  • Degustação de queijo e enchidos com pão regional
  • Jogo livre de aromas (na Sala dos Aromas no edifício da estação)
  • Possibilidade de aquisição de Vinhos, Espumantes artesanato e produtos regionais
  • Tempo livre para passeio a pé pela Curia, a antiga Estância Termal onde para além dos hotéis e vivendas que fazem parte da sua história, o parque, os pequenos cafés fazem um roteiro para que descubra esta antiga estância cheia de charme
  • Partida da Estação da Curia em comboio Regional

Programa de meio dia – Bairrada, vinhos e aromas inclui:

Viagem em comboio Regional + Prova comentada com 5 vinhos selecionados + Degustação de queijo e pão regional.

  • Adultos / Séniores: 9,00 + viagem
  • Crianças (4-12 anos): 4,50 + viagem

Nota: Preços em Euros com IVA incluído à taxa legal em vigor.

PROGRAMA BAIRRADA DE UM DIA – ‘BAIRRADA NUM DIA: TRADIÇÃO, VINHOS E GASTRONOMIA’

  • 11h30/12h00 – Chegada em Intercidades (720 ou 721) à Estação da Curia (Paragem extraordinária)
  • Receção na plataforma e acompanhamento até à Casa-Mãe da Rota da Bairrada, localizada no edifício principal da Estação da Curia
  • Visita guiada ao espaço da Rota da Bairrada, o Edifício da Antiga Estação da Curia, construída em 1944, mantém ainda a sua traça original, com sala de Espera da 1ª e ª2 e ainda a da 3ª Classe, Bilheteira e Posto de Turismo. Inclui um Espumante D´Honra e salgados
  • 12h30 – Transfer em autocarro para o Museu do Vinho Bairrada
  • 13h00 – Almoço no Museu do Vinho Bairrada
  • 14h00 – Visita guiada ao Museu do Vinho Bairrada
    • Ementa: Sopa Bairradina, Arroz de Cabidela, Leitão à Bairrada e/ou Bacalhau à Paraíso, vinhos e espumantes Bairrada, água, sumos, café ou descafeinado, sobremesa Amor da Curia. Opção Menu Infantil: bife de peru com arroz branco, batata frita e ovo estrelado (menu infantil oferta até aos 12 anos)
  • 15h30 – Transfer em autocarro para Aliança Underground para visita guiada com brinde Bairrada
  • 18h00 – Transfer de regresso à Estação da Curia para embarque no Intercidades (620 ou 525)

Programa Bairrada de um dia – ‘Bairrada num dia: tradição, vinhos e gastronomia’

Inclui viagem de ida e volta de comboio + Almoço + Atividades + Transfer

  Adultos/Sénior Crianças (4-12anos)
Lisboa 72,50 27,75
Vila Franca de Xira 71,50 26,75
Santarém 66,50 22,75
Entroncamento 64,50 20,75
Porto Campanhã 63,50 20,75

         Nota: Preços em Euros com IVA incluído à taxa legal em vigor.

 

Sobre a Associação Rota da Bairrada

A Rota da Bairrada, é uma associação sem fins lucrativos, criada no final do 2006, com o objetivo de organizar de forma articulada e estruturada a oferta do território Bairrada, assegurando desta forma que a visita à Região seja uma experiência única e repleta de saberes e sabores.

Hoje em dia conta com 94 Associados, que em rede promovem um território composto por 8 municípios ocupando um território com mais de 1.800 Km2.

Com dois espaços situados na Curia e Oliveira do Bairro a Associação promove actividades e experiências enoturísticas a todos os que a visitam. Organização de programas de visita à Região, provas de vinhos e sabores, jogos de aromas, organização de eventos e dinamização de actividades são apenas algumas das valências desta associação.

A Rota da Bairrada propõe-lhe uma nova forma de conhecer o território levando-o a descobrir os encantos da Bairrada através dos cinco sentidos.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies