IPV acolhe o III Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias

Análise e debate dos mais recentes resultados científicos de docentes e investigadores de escolas superiores agrárias e a identificação de novas tendências nos domínios técnico-científicos do setor agrícola são os grandes temas da terceira edição do CNESA, que reúne mais de 200 congressistas.

Nos próximos dias 14 e 15 de novembro de 2019, a Aula Magna do Politécnico de Viseu recebe o III Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias (CNESA). O evento, organizado pela Comissão Especializada de Escolas Superiores Agrárias (ESAs) no âmbito do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, conta exclusivamente com a participação de todas as ESAs do país, e tem como propósito a promoção da atividade científica nos seus domínios de atuação e a afirmação do ensino superior politécnico. O CNESA é um certame com periodicidade bienal, que depois das edições de Bragança e Elvas, acontece agora em Viseu.

Os objetivos deste Congresso passam pela análise e debate dos mais recentes resultados científicos desenvolvidos pelos docentes e investigadores, pela identificação de novas tendências nos domínios técnico-científicos das ESAs, bem como pela promoção da colaboração científica entre as instituições.

Os temas em debate abordarão áreas diversas, desde a Agronomia, a Ciência Animal e Veterinária, o Ambiente e os Recursos Naturais até à Ciência e Tecnologia Alimentar. Cada sessão/área começa com uma conferência plenária de um convidado de reconhecido mérito, seguida de sessões de comunicações proferidas por docentes e investigadores nas áreas temáticas em debate, finalizando com uma mesa redonda. No total foram submetidas cerca de 250 comunicações.

O evento começa no dia 14, pelas 9h00, com a comunicação do primeiro palestrante convidado, professor Arlindo Cunha, prosseguindo com duas sessões paralelas: “Agronomia” e “Ambiente e Recursos Naturais”. O segundo palestrante, professor Francisco Rego, dá início aos trabalhos da parte da tarde. O final do primeiro dia é dedicado ao período de discussão e debate e a sessão de comunicações em painel.

A comunicação da professora Raquel Guiné marca o arranque dos trabalhos do segundo dia do congresso, que contempla mais duas sessões paralelas: “Ciência e Tecnologia Alimentar” e “Ciência Animal”. O evento prossegue à tarde com a intervenção do quarto palestrante convidado, professor Jorge Azevedo, seguindo-se a continuação das comunicações orais das duas mesas que fazem a agenda do dia.
A sessão de encerramento está agendada para as 17h30.

Viseu, 12 de outubro de 2019

Joaquim Amaral • Comunicação e Relações Públicas • IPV

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies