Estudantes de Viseu e Salamanca envolvidos no Hackathon Ibérico CENCYL

Estudantes de Viseu e Salamanca procuram soluções baseadas em serviços IBM Cloud para áreas como Smarter City Networking ou Intelligent Public Safety, com a colaboração de professores e parceiros institucionais.

Nos dias 7 e 8 de novembro vai decorrer na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) o Hackathon Ibérico CENCYL. O evento tem como principal objetivo encontrar uma solução baseada em serviços IBM Cloud, envolvendo os temas Smarter City Networking, Digital Tourism Citizens, Gamification Open Community e Intelligent Public Safety. Para dar resposta ao desafio, serão constituídas equipas mistas de estudantes do Departamento de Informática da ESTGV e da Universidade Pontificia de Salamanca.

Um Hackathon visa estimular os participantes a encontrarem soluções úteis e inovadoras para desafios ou problemas reais e promove, antes de mais, o desenvolvimento de novos conhecimentos, de uma forma mais intensa e produtiva. Outro grande benefício é a oportunidade de adquirir experiência de resolução de problemas, em cooperação com pessoas de diferentes perfis, o que acontece no caso do Hackathon Ibérico CENCYL, pela presença de equipas mistas formadas por estudantes de duas instituições ibéricas de ensino superior. 

Neste evento, colaboram ainda mentores, professores das duas instituições de ensino e profissionais especializados de parceiros tecnológicos. Estas interações contribuem para o desenvolvimento de competências transversais, designadas soft skills, que são muito procuradas pelas entidades empregadoras. Espera-se ainda que esta iniciativa incentive a troca de experiências entre estudantes e professores de ambas as instituições de ensino e que se estreitem relações conducentes a futuras colaborações entre todas as entidades envolvidas.

O evento é organizado pela ESTGV em parceria com as empresas do grupo IBM Softinsa e Viewnext, Município de Viseu, V21 – Centro de Incubação Tecnológico de Viseu e a Universidade Pontificia de Salamanca. 

Viseu, 6 de novembro de 2019

Departamento de Informática • ESTGV • IPV

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies