Sede no Centro e Beiras da “Cruz de Malta” será em Mangualde

A Câmara Municipal de Mangualde assinou ontem, dia 18 de outubro, um protocolo com a associação humanitária e social ‘Cruz de Malta’ que prevê a cedência de um espaço para que esta instituição possa fazer nascer lá a sua Sede da Região Centro e Beiras. A Cruz de Malta tem sede em Lisboa, delegação a Norte na Maia e abrirá em breve então em Mangualde a sua delegação nas Beiras e Centro.

O momento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, do Presidente da Direção Nacional da Cruz de Malta, Tenente Coronel João Alvelos e do Presidente da Comissão instaladora da delegação operacional da Beira Alta da Cruz de Malta, Herculano Sanguinete Costa.

Associação Humanitária e Social Cruz de Malta

A Cruz de Malta, foi fundada com o espírito da Ordem de Malta, por Cavaleiros da Ordem de Malta e Militares, em 1918. Neste âmbito, com a assinatura deste Protocolo, a Câmara Municipal de Mangualde ganha mais um parceiro que pretende responder às situações de emergência social e de apoio aos cidadãos em situação de maior vulnerabilidade, contribuindo assim, para a efetivação dos seus direitos sociais e promovendo o bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidades, nomeadamente nos seguintes domínios:

  1. a) Apoio à infância e juventude, incluindo as crianças e jovens em perigo;
  2. b) Apoio à família;
  3. c) Apoio às pessoas idosas;
  4. d) Apoio às pessoas com deficiência e incapacidade;
  5. e) Apoio à integração social e comunitária.

Como ação mais imediata, a Cruz de Malta irá estar presente na Feira dos Santos de Mangualde, no apoio à saúde, através da realização de rastreios cardiovasculares, com a colaboração voluntária de jovens médicos e enfermeiros.

 

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies