Palestras “Alimentação Saudável e Sustentável” decorreram em Mangualde

Academi@ STEM Mangualde organizou duas ações centradas na Alimentação Saudável. Assim, no dia 11 de outubro, decorreu, no espaço comercial do Continente Mangualde, uma aula em contexto real, onde os alunos analisaram a rotulagem alimentar, verificaram a composição nutricional dos alimentos/bebidas, qual a informação que um rótulo deve conter, etc… No final os alunos divididos por grupos e com a ajuda de um descodificador de rótulos para alimentos e bebidas, escolheram produtos para três refeições saudáveis (pequeno-almoço, almoço e lanche). O destinatário desta ação foi a turma piloto do 6.º F, com 21 alunos, do Agrupamento de Escolas de Mangualde. 

E, para assinalar o Dia Mundial da Alimentação decorreram, no auditório da Escola Gomes Eanes de Azurara (Agrupamento de Escolas de Mangualde), várias Palestras sobre “Alimentação Saudável e Sustentável”. Todas as turmas do 5.º e 6.º ano de escolaridade, com cerca de 324 alunos no total, assistiram a estas palestras, onde falaram sobre os perigos e cuidados a ter com alimentos e bebidas ricos em sal e açúcar. Foram ainda apresentadas alternativas saudáveis de alimentos e bebidas não aconselháveis, e foi ainda abordada a questão da obesidade infantil como um problema de saúde pública grave.

Ambas as ações contaram com o apoio do nutricionista convidado, Alexandre Matos, sendo que nas palestras este contou com a colaboração da turma piloto do 6.º F, que participou na ação decorrida no hipermercado.

A Câmara Municipal de Mangualde deixa um agradecimento especial à Diretora do Hipermercado Continente Mangualde, Maria José Ribeiro, e a Elizabete Matos pela forma especial como receberam os alunos e por permitirem a dinamização desta atividade em contexto real no interior do hipermercado.

ACADEMI@ STEM

A Academi@ STEM Mangualde nasceu para trabalhar a educação das áreas da Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática de uma forma mais integrada e agregadora. Este é um projeto do Município de Mangualde, destinado ao Agrupamento de Escolas de Mangualde, que conta com o apoio de diversas entidades, nomeadamente do Centro de Formação EduFor, da Direção-Geral de Educação, da Patinter S.A., da CBI – Indústria de Vestuário, SA., da Mangual Técnica – Indústria Metalomecânica Lda, e da SalivaTec – Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde de Viseu da Universidade Católica Portuguesa. Tem como principal objetivo promover o sucesso escolar, preparando os estudantes de hoje para o mercado de trabalho do amanhã, sendo financiado ao abrigo do Portugal 2020, no âmbito da Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões.

A sigla STEM designa, em Inglês, as quatro áreas do conhecimento: Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês Science, Technology, Engineering, and Mathematics). Este novo conceito tem a função não só de identificar as quatro áreas, mas também de interligá-las, incentivando a aprendizagem interdisciplinar, com foco na aplicação prática da aprendizagem.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies